A Associação de Pais e Amigos dos excepcionais (Apae) de Laranjeiras do Sul recebeu um micro-ônibus da prefeitura. O veículo, adaptado para pessoas com deficiências, será utilizado para o transporte dos alunos até a escola.
De acordo com a assessoria da prefeitura, trata-se de um veículo VW 8.160. A carroceria é Mascarello, motor cummins, 4 cilindros turbo de 160 CV, com capacidade para 26 passageiros. Além disso, conta com plataforma elevatória, adaptada para cadeirantes e ar-condicionado. O veículo custou R$ 239.500.
A INSTITUIÇÃO
A Apae de Laranjeiras do Sul atende atualmente 230 alunos. Para a diretora, Margarete Franco, o fato dos veículos possuírem adaptação para cadeirantes é essencial para a instituição.
“Hoje estamos felizes. Isso porque o transporte todo ele é adaptado para atender as necessidades dos alunos. De 2005 para cá houve uma mudança muito grande. Hoje o nosso transporte é modelo para toda a Região, graças a parceria que temos com a prefeitura”.
A parceria com a prefeitura de Laranjeiras do Sul, foi destacada pelo presidente da Apae, Inocêncio de Oliveira Abreu. Para ele, o repasse deste veículo representa mais segurança para os alunos. Em seu discurso, ele relatou uma estrofe do Hino das Apaes que se resume esta parceria.
“Por coincidência o hino reflete o nosso pensamento e o pensamento da prefeitura. Me dê a sua mão pois a minha esperança é você. É essa a esperança dos alunos, da gestão e direção da Apae com a prefeitura”.
A PREFEITURA
Para o prefeito Berto Silva, a parceria com a Apae é cada vez mais fortalecida. “Estender as mãos para essas crianças é mais que uma obrigação. É uma responsabilidade, um gesto de amor e solidariedade. Nos emocionamos aqui nesta entrega porque sabemos da importância que isso tem. Então é um dia e um momento de muita felicidade para o governo municipal e para a Apae”.
Os recursos para aquisição do veículo foram liberados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família. Entretanto, a manutenção, abastecimento e o motorista, são de responsabilidade da prefeitura.
Leia outras notícias no Portal RSN.