22/08/2023

As pesquisas eleitorais e as artimanhas dos números

É complicado avaliar uma pesquisa de intenções de votos, principalmente, quando o mesmo instituto divulga resultados diferentes em três dias sobre uma mesma consulta. Só para clarear um pouco: O Vox Populi divulgou no sábado (24) que a diferença entre os candidatos que polarizam a disputa para o Governo do Paraná, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), era de 9% a favor do primeiro, ou seja, Beto Richa tinha 44% das intenções de votos e Osmar Dias, 35%. Uma nova pesquisa divulgada pelo mesmo instituto, o Vox Populi, ontem, quarta-feira (28), porém, trouxe novos números mostrando agora que Osmar Dias cresceu e que, consequentemente, Beto Richa caiu, embora ainda continua na liderança. Segundo os novos números, o “tucano” está agora com 42% das intenções de voto, enquanto o pedetista possui 37% e Paulo Salamuni, do Partido Verde, tem 1%.
O que está chamando a atenção de blogueiros políticos, a exemplo de Fabio Campana e Zé Beto, e que deve ser levado em consideração por todos, é que essa segunda pesquisa do Vox Populi, reduziu o peso do eleitorado da Região Metropolitana de Curitiba na amostra do levantamento. É justamente nessa fatia do eleitorado paranaense que reside a maior simpatia por Beto Richa. A comprovação é simples: basta ver que das 800 pessoas pesquisadas, apenas 236 moram no entorno de Curitiba. Esse número representa 29,5% do total que deveria ser consultado, o equivalente a 32 (4%) eleitores a menos na consulta popular. Em contrapartida, segundo analistas de plantão, a metodologia aplicada, como compensação, aumentou o peso dos municípios com até 25 mil habitantes – onde Osmar Dias tem maior inserção política. Se esses eleitores representam 34% do eleitorado paranaense, para o Vox Populi, esse percentual subiu para 36%. Esse tipo de “jogada” , aos olhos dos leigos, acaba passando despercebida e confundindo o eleitorado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.