Atletas da Região de Guarapuava participam da maior competição da modalidade de corrida de obstáculos do mundo: a Spartan Race SP. Ao todo, 20 atletas da equipe Agoge representam Guarapuava, Pitanga, Pinhão e Ponta Grossa. A competição será no dia 13 de outubro no Autódromo de Interlagos.
As provas variam entre cinco e 19 quilômetros. O percurso é dificultado com obstáculos como lama, fogo, muros, arames farpados e outros. A equipe Agoge conta hoje com 11 atletas masculinos adulto e seis atletas femininas adultas. Além disso, um juvenil masculino e outro feminino. Um masculino infantil também faz parte da equipe.
Os atletas da Agoge já participaram de outras provas em anos anteriores. Como por exemplo Spartan Race Brasil 2016 – SP, Desafio Braves 2016, Spartan Race Brasil 2017 – RJ, Spartan Race Brasil 2017 – SP, Desafio Braves 2017 e Black Trunk Race 2017.
PROVAS
A prova conta com três categorias:
Elite: onde os atletas (em sua maioria profissionais) concorrem a prêmios em dinheiro.
Competitivo: onde os atletas, apenas de não concorrerem a prêmios em dinheiro, correm sozinhos e não podem receber ou oferecer ajuda aos outros atletas.
Open: onde os atletas (em sua quase totalidade, amadores), além de não concorrerem a prêmios em dinheiro, podem se ajudar mutuamente.
A equipe conta com representantes em todas as modalidades.
OBJETIVO
De acordo com a assessoria da equipe, as competições se utilizam de obstáculos naturais ou montados para simular adversidades de terreno e de combate. A modalidade de corrida pretende reproduzir em seus participantes as qualidades e as virtudes dos antigos guerreiros espartanos.
Isso porque, partindo das antigas tradições espartanas, a Equipe Agoge foi criada em 2016 por dois atletas que, com seus exemplos, pretendiam inspirar as demais pessoas a verem suas próprias vidas de forma positiva e útil. O principal foco de tais atletas é a força de vontade, elemento insubstituível à superação pessoal de limitações.
Com isso a equipe busca desenvolver em seus participantes habilidades necessárias ao treino para toda e qualquer prova de obstáculos, em especial o espírito de equipe. Além disso, a capacidade de adaptação às condições humanas e ambientais em seu entorno.
Por fim, além da preparação física para vencer em provas de resistência extrema, a equipe Agoge deseja recriar experiências que permitam entender que “querer é poder”.
Leia outras notícias no Portal RSN.