Guarapuava se prepara para sediar uma das provas credenciadoras para o Freio de Ouro. De acordo com Marcelo Cunha, trata-se de uma avaliação rigorosa e integral da raça crioula. Marcelo é o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos da Raça Crioula em Guarapuava.
Conforme a Sociedade Rural, a prova integra a programação da Feira Agropecuária de Negócios (Agropec). Esse encontro será no Parque de Exposições Lacerda Werneck, entre 16 e 20 de outubro. Assim, a prova credenciadora é a primeira entre as três que compõem a competição.
De acordo com o crioulista, em seguida ocorrem as classificatórias e, por último, a grande final. Esta será em Esteio no Rio Grande Sul.
MORFOLOGIA
Na prova credenciadora para o maior prêmio da Raça Crioula, a morfologia do animal é a primeira. Trata-se de uma avaliação do padrão racial. Porém, também é avaliado o nível de enquadramento do animal aos padrões seletivos da raça.
De acordo com crioulistas, nessa etapa são valorizadas as características do animal. O equilíbrio estrutural, a frente leve, a firmeza da linha superior e um bom relevo estrutural estão sendo avaliados. Portanto, o conjunto do animal tem de estar sustentado sobre bons aprumos.
PROVA FUNCIONAL
Esta é a segunda fase da competição. Assim, avalia o desempenho do animal em atividades diárias da lidas do campo.
Leia outras notícias no Portal RSN.