Um morador de Prudentópolis, que não teve a identidade revelada pelo Ministério Público, é investigado por envolvimento em uma organização criminosa que atua nos presídios do Paraná. O MP cumpriu mandados de busca na casa dele na manhã desta quinta (26).
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais, o Batalhão de Choque e o Serviço de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná, cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão.
As ações fazem parte da Operação “En Passant”, que apura a atuação da organização criminosa. Além disso, é investigado o envolvimento de integrantes de facção criminosa no tráfico de drogas, comércio e posse de armas, sequestro e cárcere privado de pessoas. O MP não informou, entretanto, em quais presídios a organização tem atuado.
Ainda conforme a assessoria, a operação investiga a participação em homicídios de presos ou desafetos da organização. As investigações tiveram início há sete meses e são conduzidas pelo Núcleo de Ponta Grossa do Gaeco, em conjunto com o 1º Batalhão da Polícia Militar daquele município.
Por fim, seis mandados de busca e apreensão são cumpridos nos presídios em Piraquara e Londrina. Além disso, outros sete em residências dos investigados. Dois em União da Vitória, um em General Carneiro, um em Porecatu, dois em Ponta Grossa e um em Prudentópolis.
Leia outras notícias no Portal RSN.