As vendas nas lojas de material de construção cresceram 2% em setembro, comparado com o mês de agosto, e 9% com relação ao mesmo período em 2018. De acordo com pesquisa, no acumulado do ano o crescimento está em 3,5% e nos últimos 12 meses em 4,5%. Os dados são da Pesquisa Tracking do Instituto de Pesquisas da Anamaco. Foram ouvidos 530 lojistas nas cinco regiões do país entre os dias 24 e 28 de setembro.
Conforme o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz setembro é um mês de baixo apelo promocional. Porém, é um termômetro importante para os últimos meses do ano. “Isso porque tradicionalmente as pessoas iniciam pequenas reformas e reparos para deixar a casa pronta para as festas de fim de ano. Assim, ele apontou a melhora na economia como um dos motivos para o desempenho no período”.
No início do mês, o governo aumentou ligeiramente a previsão de crescimento da economia de 0,81% para 0,85% e nós já sentimos em Setembro os efeitos iniciais dos cortes de juros e início das liberações de recursos do saque imediato do FGTS. Isso mostra que os consumidores estão recuperando a confiança na economia e voltando a investir em suas casas.
Conforme Conz, a iniciativa do Governo Federal de promover a Semana do Brasil para fomentar o setor de comércio e serviços em setembro também foi positiva. “Foi uma ação importante para criarmos uma nova tradição pro consumidor brasileiro. Tenho certeza de que nos próximos anos teremos uma adesão ainda maior de lojistas e de clientes”.
VENDAS NO NORDESTE CRESCERAM 12%
De acordo com o “Tracking da Anamaco”, as Regiões com melhor desempenho no mês foram Nordeste (12%), Sudeste (6%) e Norte (3%). Já as Regiões Sul e Centro-Oeste tiveram uma leve retração: a queda nas vendas foi de 4% e 2%, respectivamente.
Assim, no levantamento por categorias, tintas registrou crescimento de 11% no período, enquanto revestimentos cerâmicos e telhas de fibrocimento cresceram 8% e 4%, respectivamente. Para outubro, a expectativa é de melhora nas vendas em todo o país. No Nordeste, 84% dos lojistas entrevistados estão otimistas com o desempenho no mês, seguidos pelos lojistas do Sul (74%), Norte (71%), Centro-Oeste (65%) e Sudeste (62%).
Para 2019, a expectativa da entidade é encerrar o ano com 5% de crescimento sobre 2018, quando o setor registrou faturamento recorde de R$ 122 bilhões. A Pesquisa Tracking Anamaco é feita pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco e tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.
Leia outras notícias no Portal RSN.