22/08/2023
Cotidiano

Procon alerta o consumidor para a compra do Dia dos Pais

imagem-19059

Comprar um presente para o Dia dos Pais é irresistível e mesmo que as finanças estejam no vermelho os pais acabam dando um jeito para irem às compras.  Como essa compra é emocional e irresistível. pelo envolvimento emocional da data, a exemplo do Dia das Mães (campeão) , das crianças, dos namorados, Natal, aniversário de alguma pessoa querida, ou uma data especial, acaba sendo uma faca de dois gumes.  "O consumidor está mais fragilizado, pois é um momento de compra compulsória", diz o coordenador do Procon em Guarapuava, Paulo Lima (foto).

O mercado sabe muito bem disso e pode criar armadilhas. Por isso, os cuidados devem ser maiores e a razão tem que ser usada. A primeira dica para não cair na tentação e comprar de forma exagerada, é a pesquisa de preços. "Nunca compre um produto sem antes fazer uma pesquisa de preços. Não se deixe levar pela aparência inicial, nem pela boa conversa do vendedor. Pesquise. Não compre por impulso, " alerta Lima.

A chamada do Procon tem uma justificativa forte. Os preços variam muito de loja para loja. As diferenças de preços entre os estabelecimentos às vezes são tão grandes que permitem que você adquira dois presentes em vez de um. Procurando, é possível encontrar o mesmo produto por preço menor. "Nunca pesquise preços num só local. Por exemplo, nunca pesquise preços apenas numa rua ou num único shopping Center. Não se esqueça de que da mesma forma que você, os lojistas também pesquisam os preços. E assim, pode acontecer que numa mesma rua, principalmente em lojas próximas, os preços não sejam tão diferentes. Ande um pouco mais e pesquise preços também por telefone e pela internet e quando encontrar pechinche", orienta o Procon/Guarapuava.

Outra preocupação que deve ser levada a efeito é com o  preço final do produto. "Atualmente, há algumas lojas fazendo liquidações e promoções de inverno, mas não confie cegamente nisso. Há lojas que simplesmente fazem promoções o ano inteiro! Ora, se a promoção é permanente, então, na verdade, ela é falsa: é tática da loja para atrair o consumidor pelo desconto e não pelo preço. O percentual de desconto não significa nada. Dez, vinte, trinta, cinquenta por cento são apenas atraentes aos olhos. O que vale é quanto custa o produto realmente após o desconto, isto é, o que interessa mesmo é quanto você irá desembolsar", observa Paulo Lima.
As ofertas consideradas enganosas também estão presentes. Por exemplo, existem anúncios que dizem: "Pague à vista com 20% de desconto ou em 3 x sem acréscimo". Acontece que, se à vista há desconto, quando você compra em três prestações, o valor do desconto está incluído no preço e, portanto, com acréscimo: ele é o correspondente ao montante do desconto.
Um outro exemplo de chamariz é o das lojas que colocam na vitrine produtos com preços bem atrativos, mas, quando você quer comprar, o estoque acabou ou, em caso de roupas, a numeração não existe.
O pagamento no cartão de crédito é outro fator que o Procon chama a atenção. 
De acordo com Paulo Lima, é preciso que o consumidor certifique-se da data do vencimento quando fizer pagamento com cartão de crédito, para conseguir o benefício de pagar no maior prazo e lembre-se: o preço à vista e no cartão tem de ser o mesmo. A loja não pode aumentar o preço para pagamento com cartão.

Os cuidados na hora de comprar presentes são muitos e exigem o máximo cuidado por parte do consumidor. Por isso, como sempre, em qualquer compra, peça nota fiscal e guarde-a.
Duvidas e informações procure o PROCON, através dos telefones 151, 3621-4590 de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, através dos e-mais: procon@guarapuava.pr.gov.br ou proconguarapuava@gmail.com, ou pessoalmente na Rua Saldanha Marinho, 2837, Bairro dos Estados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.