22/08/2023



Segurança

João Konjunski retorna à prisão

imagem-19090

O ex-prefeito de Cantagalo, João Konjunski (foto) retornou à prisão e encontra-se na Cadeia Pública em Laranjeiras do Sul. Ele foi preso às 16 horas de ontem, segunda-feira (2) na casa de um parente na Vila Verde em Cantagalo e, segundo o Destacamento da Polícia Militar do município, não resistiu à prisão. O mandado de prisão contra o ex-prefeito, de acordo com a PM, foi expedido pela Vara Criminal e é por homicídio. Nem na PM e nem da Polícia Civil de Cantagalo foram dadas maiores informações sobre essa prisão. Os promotores Claudio Cortesia, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), núcleo regional de Guarapuava (Ministério Público Estadual), e o promotor de Cantagalo, Wagner  Veloso Hultmann encontram-se em audiências na manhã desta terça-feira.

No dia 10 de novembro de 2009, Konjunski foi preso pela primeira vez. Junto com ele também foram detidos o ex-vereador Ponciano de Assis Abreu, Jorge Konjunski, Guilherme Tomé e Miguel Volochen. Eles foram presos em flagrante após dois anos de investigações e são acusados por formação de quadrilha, formação de bando armado, receptação e posse de munições e materiais explosivos. Junto com eles foram apreendidos um revólver 38, detonador e estopim, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 36, uma carabina 22, uma pistola 380 e grande quantidade de munições. No dia 23 de novembro do ano passado, o GAECO realizou buscas numa propriedade rural, situada na localidade de Campo das Crianças, município de Virmond. Uma denúncia dizia que o grupo tinha escondido armas de fogo. A propriedade que pertence a Nelson Jachinski, sogro de um dos irmãos Konjunski, foi vistoriada pelos agentes que encontraram no interior de uma das residências 04 quatro armas de fogo, sendo estas, três rifles semi-automático calibre .22, duas destas fabricadas nos Estados Unidos e adquiridas de forma ilegal e uma espingarda calibre .36, marca CBC, além de duas caixas de munição calibre 22 e alguns cartuchos para espingarda calibres 32,38 e calibre 12. Nelson Jachinski foi conduzido pelos agentes até a delegacia de Cantagalo, onde foi autuado em flagrante pelo delegado do GAECO, Ítalo Biancardi Neto.

No dia 25 de novembro o  pedido de habeas corpus do ex-prefeito de Cantagalo, foi negado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, mas ele deixou a Cadeia pouco tempo depois. Dos 5 envolvidos nenhum ficou na Cadeia, com exceção de Konjunski que agora está preso.

Matérias relacionadas:

www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp

www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp

www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo