O Instituto Virmond fez mais uma captação de múltiplos órgãos nesta quarta (9) em Guarapuava. O doador, um homem de 30 anos, teve morte encefálica decretada nessa terça (7). P.C.A. estava internado desde o domingo (6), com traumatismo craniano. Ele bateu o carro que dirigia contra um trem na Avenida Serafim Ribas.
De acordo com o Instituto Virmond, a captação dos órgãos foi feita pela equipe do Hospital Angelina Caron com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Instituto. Conforme informações, a iniciativa da família com esse ato de solidariedade seguiu o exemplo da própria vítima.
De acordo com o seu pai, que pediu para não ser identificado, P.C.A usava cabelo comprido, mas cortou para doar a pacientes de câncer. Por isso, a família doou vários órgãos para transplantes. Em Guarapuava, o hospital, somente neste ano, abriu 10 protocolos de doações de órgãos, com nove captações de globo ocular.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, atualmente duas mil pessoas estão na fila à espera por um transplante. Já no Brasil, são 30 mil. Além disso, para se ter uma ideia da importância desse ato, um doador pode salvar diretamente até sete vidas. Isso apenas com a doação de órgãos.
Leia outras notícias no Portal RSN.