Um debate sobre as práticas culturais para o manejo e aumento da produtividade da erva-mate, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Candói foi promovido nessa quinta (17).
De acordo com a assessoria a atividade contou com a presença do Hilário Milanese, engenheiro agrônomo e responsável pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), unidade no município. Além de Vinicius Tina, técnico florestal da Emater em Guarapuava, vereadores e os produtores rurais.
Assim, na ocasião foram discutidos vários assuntos. Entre eles, o ambiente produtivo dos ervais. Além da cultura, implantação, manejo florestal, expectativa de mercado e a qualidade das mudas.
De acordo com o técnico responsável pela palestra, Vinicius Tina, o Brasil é o maior produtor de erva mate do mundo. Além disso, o Paraná, o maior produtor do país. No estado, entretanto, cerca de 140 municípios que estão localizados principalmente no Centro-Sul produzem a erva mate em grande escala.
Por fim., o técnico ressaltou a importância da produção de erva mate principalmente para os pequenos produtores. “O manejo de ervais nativos representa um dos sistemas agroflorestais mais antigos da Região. Isso permite a utilização mais eficiente dos recursos naturais na propriedade. Além da diversificação e a redução dos riscos na produção. E, consequentemente o aumento da renda dos produtores, principalmente na agricultura familiar”.
Leia outras notícias no Portal RSN.