22/08/2023


Comunidade Cotidiano Paraná Saúde

Paraná aplica 17 mil doses da vacina contra o sarampo no Dia D

As 17 mil doses foram aplicadas no último sábado (19) no dia Dia D de vacinação contra sarampo. Cerca de 9,7 mil crianças foram imunizadas

2210_DIVULGACAO_SESA__VACINA_SARAMPO

As 17 mil doses foram aplicadas em 1,8 mil salas de vacinação no Estado (Foto: AENPr)

A Secretaria de Saúde do Estado divulgou um balanço parcial do Dia D de vacinação contra o sarampo no Paraná. Os dados são de 17 mil doses aplicadas no sábado (19). A mobilização foi dirigida às crianças de seis meses até cinco anos, mas todos que compareceram aos postos puderam receber a dose. No Estado, cerca de 1,8 mil salas de vacinação abriram para imunizar a população.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 9,7 mil crianças foram imunizadas dentro da faixa etária priorizada para o Dia D. Assim, o público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da doença em todo o País.

Além disso, receberam a vacina 5.575 crianças menores de um ano. E 4.124 crianças na faixa de um a quatro anos. Na faixa acima de cinco até 29 anos foram aplicadas 7.305 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

“A vacina é a única forma de proteção. O Paraná está mobilizado nesta campanha nacional e ações integradas entre o Governo do Estado, Regionais de Saúde e secretarias municipais de saúde estão sendo feitas para atingirmos a meta de mais de 95% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

CAMPANHA

Assim, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou em 7 de outubro. Na primeira fase, até o dia 25 deste mês, seguirá imunizando crianças de seis meses até cinco anos. A segunda etapa será de 18 a 30 de novembro e priorizará os adultos jovens, entre 20 e 29 anos. Haverá ainda Dia D também em um sábado (30/11).

“O Dia D é importante para chamar a atenção da população-alvo. Mas todas as pessoas que comparecerem aos postos de saúde poderão ser imunizadas. É uma oportunidade de colocar em dia a carteira de vacinação. Este é o passaporte para a saúde de todos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo