A Prefeitura de Turvo, recebeu esta semana a comunidade para a 1ª Audiência Pública do Plano Diretor Municipal. A população foi recebida no salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Um Plano Diretor é um dos principais instrumentos da política de desenvolvimento de uma cidade. Assim, o objetivo é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada.
Tais orientações são delimitadas por meio da construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, com a intenção de assegurar melhores condições de vida para a população. Além disso, o Plano Diretor é discutido de maneira democrática. Ele é composto por três fases: a mobilização, análise temática integrada, diretrizes e proposições, plano de ação e, por último, o investimento e institucionalização do plano diretor.
PRIMEIRA AUDIÊNCIA
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, esta foi a primeira reunião de um processo que deve durar oito meses. Assim, esta primeira fase serviu pra tornar público o plano diretor. Além disso, explicar para sociedade como funciona e o que significa. Ainda de acordo com assessoria várias pessoas participaram da audiência. As sugestões e demandas da comunidade devem ser apresentadas em uma segunda etapa, que ainda não tem data marcada.
Assim, uma equipe da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar) é responsável pela revisão do plano. Além disso, é esta equipe que é responsável pelo cronograma das próximas etapas. Segundo a assessoria, a prefeitura vai dar suporte, junto com a Equipe Técnica Municipal, formada por servidores, que irão auxiliar na revisão do plano diretor deste ano.
Além do Conselho da Cidade de Turvo (Concidade) formado por diversas entidades e sociedade civil, participam da elaboração do documento associação de moradores e profissionais da área de arquitetura e engenharia, e o grupo técnico municipal que é responsável pela continuidade para o plano diretor municipal.
O prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário, avaliou esta primeira etapa como positiva. Ele destacou que a audiência foi muito participativa, com aproximadamente 200 pessoas.
“Marcou presença um público variado de diversas idades, estudantes, representante da sociedade civil organizada. Isso atendeu a expectativa de que as informações sobre a importância do plano chegue ao maior número de pessoas”.
Jerônimo ainda lembrou que novas oficinas devem ocorrer e convocou que a população esteja presente.
Leia outras notícias no Portal RSN.