O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta semana o projeto de lei que zera a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos elétricos. Atualmente o valor é de 3,5%, até o dia 31 de dezembro de 2022. Assim, o objetivo é incentivar o uso de automóveis movidos à energia elétrica. O que conferem maior eficiência e menor consumo em comparação àqueles movidos à combustão.
“Pretendemos tornar os veículos elétricos mais acessíveis à população. Assim, precisamos de soluções sustentáveis no trânsito e o uso de carros que poluem menos é uma delas”, destaca Ratinho Junior. “Essa iniciativa reforça a visão do Governo de buscar mais sustentabilidade. Além de cuidar do meio ambiente, em consonância com o que já acontece em outros países”.
FROTA
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Paraná tem 7.365.163 veículos e apenas 341 são elétricos, o que representa 0,004% da frota, segundo a tabela de agosto do Departamento de Trânsito (Detran). São 158 automóveis, 127 motonetas e 29 quadriciclos (tipos mais comercializados entre os veículos elétricos).
Além disso, o Brasil tem 14.838 veículos elétricos em circulação. Assim, em julho de 2019 foi o mês mais movimentado no setor na história. Com 960 vendas, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Ainda segundo a ABVE, oito Estados (Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco). Além de quatro cidades (São Paulo, Sorocaba, Indaiatuba e São Bernardo do Campo) isentam o IPVA como forma de estimular a venda de veículos elétricos.
ISENÇÃO
Por fim, os carros elétricos passam a integrar uma lista de isentos. Que inclui veículos de propriedade da União, Estados, Distrito Federal e municípios. Além de autarquias e fundações mantidas pelo poder público, instituições de educação e de assistência social. Além de partido político, entidade sindical de trabalhador e de templos de qualquer culto.
Leia outras notícias no Portal RSN.