22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava poderá ter linha aerea até São Paulo

Quem acessar o site da Laguna Linhas Aéreas poderá ver a  relação das 96 cidades  de 14 Estados brasileiros onde a empresa pretende investir ofertando voos regulares. Guarapuava está na lista.  A Laguna observa que Guarapuava está lcoalizada no Centro-Sul do Paraná, distante 250 quilômetros de Curitiba, e que não recebe rotas comerciais. 

A proposta da empresa, segundo matéria postada no IG,  é ter um diferencial no preço. Para isso, pretende atender destinos pioneiros a preços próximos aos praticados pelas linhas rodoviárias. A Laguna prevê voo direto de São Paulo para o município por um valor “um pouco acima de R$ 100", de acordo com Daniel Souza, criador da Laguna. 
Guarapuava, porém, é apenas um dos 48 destinos em que a Laguna será pioneira. Metade desses municípios precisará de intervenções em seus aeroportos para receber voos comerciais. As necessidades vão de soluções mais simples, como a compra de equipamentos de raio-X para bagagens, a reformas estruturais, como a pavimentação de pistas. Se concretizada, a oferta de destinos da empresa a Laguna será a maior do mercado doméstico no setor.

Esta não será a primeira tentativa de Guarapuava decolar na oferto de voos comerciais. A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) já tentou viabilizar voos para Curitiba por três vezes, sem êxito. Horários de saída dos voos inadequado, alto custo das passagens, falta de demanda de passageiros e a proximidade entre Guarapuava e Curitiba foram alguns ítens que seguraram a decolagem das linhas aereas. Em março de 2010 a NHT, a última empresa a operar no Aeroporto Tancredo Tomas de Faria, cancelou a rota no município.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.