As colônias de Castrolanda e Arapoti, localizadas nos Campos Gerais, foram protagonistas de uma série de TV sobre imigração holandesa. Isso porque a região é povoada por centenas de descendentes e procura manter firme as tradições da Holanda. Assim, ‘Vaarwel Nederland’ ou ‘Adeus Holanda’, em português, vai mostrar a vida dos holandeses. Esses imigrantes deixaram para trás seu país de origem e embarcaram em busca de novos desafios e oportunidades. Para isso, o canal Max Vandaag esteve no interior do estado para falar sobre os desafios e o choque cultural enfrentado pelo povo holandês.
De acordo com a Associação Cultural Brasil – Holanda (ACBH), os primeiros episódios da série mostram holandeses no Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Nesta edição, serão inseridos moradores da África do Sul, Israel e Brasil. Conforme a entidade, o episódio Vaarwel Nederland poderá ser acessado a partir de março de 2020 no site da emissora.
A grande onda migratória dos Países Baixos aconteceu a partir de 1948. De acordo com o presidente da Associação Cultural Brasil – Holanda (ACBH), Koob Petter, nesse período pós-guerra, incentivados pelo governo, cerca de 5% dos moradores do país deixaram sua terra natal.
“Na década seguinte muitas pessoas começaram a se instalar no Brasil, mas sem perder a essência holandesa. Trouxemos muitos costumes, os quais seguimos até hoje. A fé, a educação e o cooperativismo são bases valiosas para os holandeses, e o que os mantêm fortes.
Além das gravações em Carambeí e em colônias de São Paulo, como Holambra e Campos de Holambra, foram mostrado usos e costumes. Assim, são evidentes as escolas, fazendas, igrejas. além do desenvolvimento da agropecuária na região, como a união das cooperativas locais Frísia, Castrolanda e Capal. “Eles puderam ver de perto como é a vida em outro País. Aqui, precisamos lidar frequentemente com a saudade e com as lembranças, mas por uma boa causa”, observa o presidente da ACBH.
Conforme a Associação, outros assuntos comentados nas gravações foram as dificuldades e preocupações com a dupla cidadania. “Temos um grande desafio de conseguir o passaporte holandês para as novas gerações”. Porém, segundo Johan Scheffer, relações internacionais da associação, aos poucos, há uma aproximação com entidades holandesas para que esse trabalho seja desburocratizado.
A ACBH também conta com um projeto que busca fazer conexões para possibilitar intercâmbio entre jovens do Brasil e da Holanda, o Global Integration, que facilita as experiências internacionais – importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.
SERVIÇO
A Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural. Mais informações: https://www.acbh.com.br/
Leia outras notícias no Portal RSN.