22/08/2023
Guarapuava Saúde

Saúde já atendeu mais de 2 mil pessoas no interior de Guarapuava

Saúde descentraliza atendimento dando atenção a quem não tem condições de acesso. Equipe voltante percorre até 200 km por semana

Saude no campo (6)

Saúde leva equipe até o paciente do interior (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Cerca de duas mil pessoas que vivem no interior de Guarapuava já foram atendidas pelo programa Saúde do Campo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, semanalmente, uma equipe percorre até 200 km para prestar atendimento em localidades do interior. Assim, diversos atendimentos são feitos em postos volantes, que são estruturas descentralizadas de atendimento à população. Três são em espaços da prefeitura e outros dois cedidos por Associações de Moradores locais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Góes, o objetivo do Saúde do Campo é estar perto também de quem mora longe. “Os moradores do interior precisam e merecem nosso comprometimento e nosso programa é a concretização disso”.

PROGRAMA

Conforme Celso Góes, o programa foi criado em outubro de 2018 e é destinado às famílias que não conseguem ir postos de saúde porque tem dificuldade de acesso. Este é o caso da dona Cristiane Aparecida dos Santos, que mora no Banhado Grande. Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação da prefeitura, essa localidade fica distante 20 km da UBS de Entre Rios.

Para ela, o atendimento médico melhorou com a instalação do posto volante na comunidade. “Antigamente não tínhamos o posto e esperávamos para ir até Guarapuava e eu só conseguia ir uma vez por mês. Nós precisamos de um médico aqui e ter essa equipe é muito importante. Quando preciso de receitas, eu sempre venho e sou muito bem atendida”.

Médico atende paciente (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

De acordo com o médico Napoleão Claro de Oliveira Filho, as Regiões atendidas são mapeadas segundo a demanda de cadastros no SUS (Sistema Único de Saúde). Assim, nos postos volantes, as consultas buscam sempre apresentar soluções imediatas para os pacientes.

“Procuramos resolver o problema de uma forma que o paciente não precise ir até a cidade. Mas, quando necessário, agilizamos tudo que é possível para que tenhamos resultados satisfatórios nos procedimentos. Trabalhamos sempre para alegrar, facilitar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fazemos isso com muito amor”.

QUALIDADE

Dr. Napoleão atendendo uma paciente (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O atendimento é garantido por uma equipe formada por um médico, enfermeiro, duas agentes comunitárias de saúde, técnica de enfermagem e um motorista. Eles percorrem o trajeto de estradas de chão e áreas rurais em até cinco comunidades do interior: Banhado Grande, Banhados, Manequinho, São José e Paiol de Telha.

Desde implantação do programa foram feitas mais de 1.750 consultas, mais de 1.200 visitas de agentes comunitários e mais de 200 procedimentos de enfermagem. “A maioria das pessoas é de baixa renda e sobrevivem da agricultura. Para elas, o deslocamento até uma unidade central é uma dificuldade grande. Por isso, vamos até o posto volante e as pessoas já estão nos esperando. Além do atendimento preventivo como vacinas, consultas e pequenos procedimentos também oferecemos serviços de programas que temos com crianças, gestantes e famílias”.

TRABALHO INTEGRADO

De acordo com o médico Napoleão, o serviço dos profissionais funciona de forma integrada: enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos pelo médico, a pré-consulta é feita pela técnica de enfermagem e o enfermeiro. Simultaneamente, as agentes comunitárias de saúde estão nas estradas da Região levando, de porta em porta, os resultados dos exames para aqueles que não conseguem se locomover até o posto volante.

“Fazemos visitas domiciliares constantes e, todas as vezes, somos recebidas muito bem. Garantimos a entrega do resultado dos exames e a continuidade do atendimento médico aos pacientes que precisam”, destacou a agente comunitária de saúde, Ana Cláudia da Silva Rocha Costa.

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Cristina Esteche

Jornalista

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