Deputados estaduais do Paraná não precisam mais apresentar notas fiscais para o ressarcimento de diárias para viagens. Conforme informações da Alep, pelo placar de 38 votos contra quatro, a Alep aprovou na sessão dessa terça (12) o projeto da Mesa Executiva que muda as regras de custeio dessas despesas.
O reajuste anual dos valores também passa a ser automático, vinculado à Unidade de Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR). Conforme o PL, o valor máximo da verba para cada gabinete passaria a ser o equivalente a 302 vezes o valor da UFP. O cálculo será com base no índice do mês de janeiro de cada ano.
De acordo com a Alep, hoje cada um dos 54 deputados tem direito a R$ 31.470 para despesas. Entre as quais para gastos com telefone, alimentação, transporte, combustível. Porém, esse pagamento era condicionado à apresentação de notas fiscais comprovando os gastos.
A proposta prevê ainda o limite máximo de 12 diárias por deputado ao mês. As diárias são extensivas a assessores dos parlamentares quando em viagem. O projeto não especifica o valor das diárias, que será regulamentado pela Mesa Executiva da Assembleia.
FERIADÃO
Para antecipar o feriadão da proclamação da república, 15 de novembro, deputados estaduais tiveram terça (12) quatro sessões. assim foram duas ordinárias e duas extraordinárias. A justificativa, porém, é que a antecipação foi para que os parlamentares participem da interiorização do governo em Pato Branco .
Leia outras notícias no Portal RSN.