22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Prefeitura retoma obras de desobstrução de galerias em Guarapuava

A Secretaria de Obras já teria executado obras de desobstrução de galerias em julho. No entanto, tal ação não conteve o volume expressivo de chuvas

desobstrucao brigadeiro rocha (6) (1)

Uma nova tentativa de controlar o problema das chuvas na rua Brigadeiro Rocha em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Com a tentativa de solucionar os problemas com enchentes no Centro de Guarapuava, a Secretaria de Obras começou a fazer novas obras na rua Brigadeiro Rocha. Em julho, obras de desobstrução nas galerias pluviais foram executadas. Entretanto, as melhorias feitas não conseguiram conter o volume da última chuva forte.

Assim, a prefeitura iniciou na segunda (18), a nova tentativa de desobstrução de galerias pluviais em pontos considerados críticos, que alagam com grande volume de chuva. As obras estão sendo executadas no cruzamento das ruas Brigadeiro Rocha e Senador Pinheiro Machado.

“Iniciamos o trabalho neste ponto e vamos seguir por toda a Região central. São locais em que intervenções manuais ou caminhão de sucção não tem efeito. Isso porque possuem grande acúmulo de materiais sedimentados e tubulações antigas, sendo algumas irregulares”, especificou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

A prefeitura afirma que resquícios de obras colaboram para o entupimento das galerias (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

BRIGADEIRO ROCHA

No caso da rua Brigadeiro Rocha, o vice-prefeito esclarece que a obstrução das galerias naquele local iniciou com a construção do edifício da esquina, sendo que, com as fortes chuvas, a garagem é invadida pela água. “Durante a construção do prédio, provavelmente a lavagem dos equipamentos era feita próximo as galerias. O material secou e entupiu as manilhas. Agora estamos trocando por manilhas novas e retirando a tubulação antiga, com a parceria da Sanepar”.

A Secretaria de Obras está fazendo o diagnóstico nas redes de saneamento em todo o Centro da cidade. O objetivo é verificar quais os principais problemas e a melhor forma de evitar os alagamentos. Segundo Itacir Vezzaro, cada ponto é uma situação diferente que exige trabalho específico. Na Azevedo Portugal, entre as ruas Guaíra e Padre Chagas, foram duas intervenções para retirada do ralo colocado de forma irregular em uma boca de lobo, remoção de um tubo pela Sanepar e limpeza.

Uma das grandes intervenções será no trecho entre a avenida Moacir Júlio Silvestri e a Praça Cleve, pois será necessário a equipe entrar na tubulação e ir limpando tudo

Esta segunda etapa de obras já estava prevista, conforme a prefeitura (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

SEGUNDA TENTATIVA

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que esta segunda etapa já estava prevista no cronograma de obras, uma vez que os equipamentos tem uma atuação específica para esse trabalho. Em nota disse que:

Cada galeria tem uma intervenção específica devido aos problemas de obstrução. Na primeira etapa foram usados os caminhões de sucção indo aos locais de difícil acesso. Já nesta segunda, foi feita a vistoria interna das galerias identificando os pontos mais críticos. Além de instalações de tubulação irregulares. Este é o momento do trabalho mais pesado em que funcionários da Surg estão fazendo a retirada manual do material desses locais. Além da Brigadeiro Rocha, o trabalho de desobstrução das galerias será feito nas ruas Azevedo Portugal, Rubens Siqueira Ribas, Coqueirais, Marechal Floriano Peixoto e Bernardo José de Lacerda.

TRANSTORNOS

Assim, no dia 26 de outubro uma forte tempestade castigou mais uma vez os comerciantes da rua Brigadeiro Rocha. Além disso, na ocasião, lojas foram alagadas e a enxurrada carregou veículos. Uma ambulância ficou presa em meio ao enorme volume de água, que se acumulou na rua.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.