Agentes, instrutores, diretores de unidades e coordenadores regionais participaram da cerimônia de encerramento das atividades de 2019 da Escola Penitenciária (Espen), do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). A solenidade ocorreu nesta terça (19), no auditório da Polícia Rodoviária Federal.
Assim, foram assinados convênios entre a Secretaria da Segurança Pública, o Depen. Além das universidades Positivo e Grupo Educacional Uninter para a promoção de bolsas de estudo e de cursos voltados à segurança penitenciária.
O diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, destacou os avanços conquistados pelos agentes penitenciários nos últimos anos, como os treinamentos de elite. Além do porte de arma e a carteira funcional. “Temos a meta de transformar a escola em uma instituição de ensino superior. Assim, começar a promover cursos de pós-graduação para os agentes, nas áreas de gestão penitenciária, compliance, inteligência”, afirmou.
Além disso, ele ressaltou a importância de preparar os agentes para que consigam cumprir a missão do Departamento Penitenciário. “Transformar a vida do custodiado nas unidades prisionais é um dever de cada profissional do Depen. A redução da criminalidade em todo o Paraná também tem ocorrido pelo trabalho dos agentes. Eles enfrentam diariamente o crime organizado ao cumprir com o dever da melhor maneira possível”, completou.
Segundo a diretora da Espen, Marilza Hack, em 2019 as ações de instrução abrangeu todos os setores, incluindo a operação das unidades, escolta, segurança externa e a instalação do grupo de movimentação dos presos, que é o Grupo de Segurança Interna.
Leia outras notícias no Portal RSN.