Há cerca de 15 dias, um preso conhecido da polícia pelos crimes cometidos na Região de Laranjeiras do Sul e bastante violento, fugiu pela terceira vez da penitenciária de Francisco Beltrão. De acordo com Marcelo Luiz Trevizan, delegado chefe da 2ª SDP de Laranjeiras do Sul, desde que o preso fugiu, a polícia civil iniciou investigações para recapturá-lo.
Conforme Trevizan, ao fugir, Adilson Zanardini praticava uma série de crimes violentos, quase sempre da mesma forma. Focava em endereços de empresários da Região, e de pessoas de elevado poder aquisitivo e rendia as pessoas em suas casas.
Amarrava as pessoas e muitas vezes agredia mulheres e até crianças. Ele ameaçava as vítimas de mutilamento, aterrorizava as famílias com o objetivo de levantar dinheiro. Era também quase como se fosse uma assinatura dele a forma violenta de agir, e a frequência muito grande nas ações, quase sempre no começo da noite.
DESFECHO
Após a fuga da penitenciária, crimes semelhantes voltaram a acontecer na Região. Primeiro em Virmond. E na última segunda (18) em Laranjeiras do Sul. Nessa sexta (22) por volta das 20h, a equipe da Polícia Civil chefiada por Trevizan conseguiu apurar que o fugitivo faria mais um assalto. Desta vez em Rio Bonito do Iguaçu.
Foram deslocadas as equipes do nosso GDE, da 2ª SDP de Laranjeiras do Sul, e com apoio do Choque da Polícia Militar, fomos até o endereço onde aconteceria o crime. Posicionamos a equipe em alguns pontos dentro da residência, no pátio e fundos e retiramos a família por questões de segurança.
De acordo com Trevizan, após um tempo, o fugitivo acompanhado de um adolescente invadiu a casa pela porta da frente e dessa vez se deparou com a polícia dentro da residência. Conforme o delegado, foi dada voz de abordagem aos dois, que estavam armados com revólveres calibre 38.
Entretanto de acordo com a polícia, os dois não obedeceram a ordem e iniciou-se um confronto com os policiais. Conforme o delegado, houve troca de tiros e os dois ladrões tentaram fugir. O adolescente pela parte da frente da casa. O homem investigado, fugitivo da penitenciária, foi em direção aos fundos da residência, onde se deparou com a segunda equipe policial.
“Novamente, após não atender a ordem da equipe para deixar a arma, iniciou-se uma troca de tiros. A equipe policial que estava dentro da casa, saiu para reforçar o policiamento nos fundos, e após efetuar novos disparos, para neutralizar a ameaça contra a vida dos policiais, matou o ladrão”. O Instituto Médico Legal foi acionado para recolher o corpo.
ADOLESCENTE
Já o adolescente que foi para a rua, encontrou outra equipe policial posicionada do lado de fora da casa. O menor fez um disparo contra os policiais, mas conforme Trevizan a equipe não revidou por se tratar de um bairro com muitos moradores e haver risco de atingir outras pessoas.
O adolescente fugiu e entrou em um mato. “Foi feito um cerco nesse matagal e ele acabou saindo e se entregando. Ele foi apreendido com a arma. Um trabalho bastante demorado porque houve muitos vestígios no local, parecia uma zona de guerra, com vários disparos efetuados pelos criminosos e também pelos policiais.”
O adolescente acabou sendo atingido levemente por disparo na perna e foi encaminhado para o hospital. Em seguida foi feito o flagrante na delegacia, pelos atos infracionais equiparados aos crimes de homicídio tentado contra os policiais e roubo tentado.
Nenhum policial ficou ferido. “Agora será instaurado inquérito para formalizar as apreensões e a ação dos policiais”, finalizou o delegado chefe da 2ª SDP de Laranjeiras do Sul.
Leia outras notícias no Portal RSN.