22/08/2023


Cotidiano Região

Prefeitura e Ibema buscam solução para falta de água em Turvo

Falta de água atinge as comunidades de Ibema e Faxinal da Boa Vista. Porém, o problema é causado porque o poço da empresa não atende a demanda

agua turvo2

Falta de água atinge as comunidades de Ibema e Faxinal da Boa Vista em Turvo. Obras já começaram (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

A falta de água nas comunidades de Boa Vista e Ibema, no interior de Turvo, está sendo gerada porque a demanda está sendo maior do que a capacidade de abastecimento. Outros agravantes são as ligações clandestinas, vazamentos, redes e materiais inadequados. Além do uso indiscriminado da água, que não o uso doméstico.

De acordo com a prefeitura, no distrito Faxinal da Boa Vista existem dois poços de distribuição de água. Assim, um deles é de responsabilidade da empresa Ibema, o outro é de responsabilidade do município. Conforme a administração municipal, atualmente, é constante a falta de água em bairros abastecidos pelo poço da Ibema.

Isso porque o poço artesiano não possui capacidade para atender a demanda existente. Por isso, a prefeitura, em conjunto com a Ibema buscam solucionar o problema. Para tanto, foi feita a interligação da rede dos dois sistemas de abastecimento de água. Assim sendo, o poço do Faxinal da Boa Vista auxiliará no abastecimento de água do poço da Ibema.

SOLUÇÃO DEFINITIVA

Falta de água Serviço começou no fim de semana (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Porém, para que o problema tenha uma solução definitiva, estão sendo agilizados trâmites entre a  empresa Ibema, a prefeitura e a Sanepar para que, em breve, a Companhia de Saneamento do Paraná torne-se a única responsável pelo abastecimento e distribuição de água para todo o distrito.

Entretanto, para a renovação do contrato de concessão com a Sanepar, o prefeito Jeronimo Gadens do Rosário estabeleceu que a empresa execute obras de saneamento também no distrito de Faxinal da Boa Vista. De acordo com o prefeito, esse contato entre as instituições foi retomado em 2017. Assim, a intenção é que a Sanepar assumisse o controle sobre todo o abastecimento de água. “As negociações estão bastante avançadas e já ocorreram os trâmites legais e os levantamentos técnicos”.

Conforme a prefeitura, com a Sanepar assumindo, as ligações clandestinas e outros problemas serão brevemente solucionadas. “Estamos aguardando o parecer oficial da Concessionária com a data de início das atividades no distrito, que deverá ocorrer em pouco tempo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo