Uma noite muito especial é o que pode esperar quem for ao Teatro Municipal de Guarapuava na noite desta segunda (2), às 19h. Assim, o projeto ‘Vozes- Mulheres’ – Na Terra de Guairacá será precedido pela apresentação do Coral Municipal Maestrina Marcia Rickli, com três músicas.
Em seguida, o projeto representa um olhar sobre Guarapuava do ponto de vista da cidade-mulher. De acordo com o projeto, o texto remonta a criação e a colonização de uma cidade que está metaforizada a partir de uma alma feminina. Índias, negras, migrantes, agricultoras compõem o quadro o quadro da formação da Guarapuava-Mulher.
A alma de Guarapuava gesta o futuro e crê na esperança de uma cidade humana e igual , um sonho que nasce todos os dias, com o sol que surge radiante na ‘Pérola do Oeste’ paranaense.
Conforme o projeto, o texto e o roteiro foram escritos pela professora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira. Já a assessoria para montagem do espetáculo foi do artista Nilton Korobinski. Assim, a condução do Coral das meninas do Lobo Kids é de responsabilidade de Larissa Lorena Oliveira.
DOCUMENTÁRIO
Além de Diogo Pinto de Azevedo Portugal, Capitão Rocha e Padre Chagas, a historiadora Gracita Gruber Marcondes, lembra que Guarapuava também foi construída pelo trabalho invisível das mulheres.
Portanto, quem for ao Teatro nesta segunda, vai conhecer a história de Guarapuava pelo olhar e voz de três delas: Dona Maria Luiza Pinto, descendente de indígenas guaranis , Izabel Virmond Rauen, descendente de colonizadores e Maria Vanda Viana Alves, que descende de africanos que foram escravizados.
Assim, a produção e execução do documentário é da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava.
PEÇA TEATRAL
O talento da Felchak Produções mais uma vez sobe ao palco para apresentação da peça ‘A Revolução das Mulheres’ . A comédia retrata a revolta de algumas mulheres inconformadas com a incapacidade dos homens em governar.
Assim, inspiradas no princípio da igualdade entre homens e mulheres, pobres e ricos, as mulheres querem mostrar que unidas podem governar a cidade com a mesma eficiência com que cuidam das suas casas. De acordo com a sinopse, numa tramoia divertida, dois grupos, homens e mulheres trocam de papeis na tentativa de manter e conquistar o poder. A direção é de Rita Felchak, com iluminação de David Felchak. O figurino é de Felchak Produções Artísticas.
Leia outras notícias no Portal RSN.