Vinte famílias de Manoel Ribas receberam novas casas populares construídas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura. De acordo com a Cohapar, o projeto envolveu investimentos de R$ 1,2 milhão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Assim, essa parceria permitiu que as moradias fossem repassadas de graça para pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Conforme a Cohapar, as obras foram executadas em apenas oito meses pela construtora Ipanema. A empresa foi contratada via licitação pela Cohapar pelo critério de menor preço. Assim, as unidades possuem de 32 a 49 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.
De acordo com o Governo, as famílias contempladas possuem renda bruta mensal de até dois salários mínimos. Elas estão cadastradas no programa Nossa Gente, que envolve ações sociais coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, incluindo a construção de casas populares.
Conforme o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a entrega é a primeira do novo programa estadual. Assim, marca a retomada do protagonismo do Governo do Estado no setor de habitação de interesse social. “Desde o início de 2019, o Governo do Estado lançou novos programas habitacionais, que permitirão a inclusão social de milhares de paranaenses com a promoção de condições dignas de moradia”.
Além do trabalho dos órgãos estaduais, o projeto contou com contrapartidas da Prefeitura de Manoel Ribas. As intervenções do município incluem a doação dos terrenos, obras de infraestrutura e acompanhamento social dos beneficiários.
De acordo com a prefeita de Manoel Ribas, Elizabeth Camilo, este é um dos melhores projetos feito em parceria com o governo estadual. “São pessoas que mais precisam com a oferta de uma casa de qualidade, em um local seguro e confortável para viver”, afirma.
SONHO REALIZADO
A dona de casa Liliane de Souza, de 31 anos, está feliz com a mudança propiciada pela conquista da casa própria. “Vai mudar completamente a minha vida daqui pra frente, principalmente por não precisar mais pagar aluguel e poder morar naquilo que é meu”, conta. “É um sonho realizado”.
Leia outras notícias no Portal RSN.