22/08/2023


Economia Guarapuava

Mercado municipal vende ‘produtos da terra’ em Guarapuava

Mercado foi inaugurado nessa quarta (18) e está localizado na Rodoviária de Guarapuava. Porém, projeto será descentralizado

mercadoprodutosdaterra-22-1024x683

Mercado vende produtos da ‘terra’ (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A artesã Raquel Teixeira confecciona peças em crochê para compor a renda mensal. A mulher trabalha num hotel para sustentar os filhos. Porém, com a criação do Mercado Municipal ‘Produtos da Terra’ agora suas peças estão sendo vendidas num lugar fixo. “Agora vou ter uma renda a mais para o sustento dos meus filhos”.

De acordo com a prefeitura, o mercado é resultado do projeto ‘Empreendimento de Economia Solidária’, instituída pela administração municipal. Além disso, será coordenado por Vandeca Chizini da Fonseca. Assim, no mercado, o consumidor encontrará verduras, legumes, pães caseiros, bolachas e ovos.

Além de mel e linguiça, entre outros produtos feitos por agricultores e artesãos da cidade. Entretanto, o espaço inaugurado nessa quarta (18) será descentralizado. “Em breve, o Mercado Produtos da Terra será ampliado e instalado em outros pontos da cidade”, disse vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

“DANDO CERTO”

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos) a implantação do conceito da economia solidária, está dando muito certo.

“Aqui a gente incorpora ainda mais esse conceito de auto gestão, por ser um lugar permanente. Então tudo isso são coisas que vão ensinando, agregando, e tenho certeza que é um caminho sem volta porque está dando certo”.

Conforme a prefeitura, o projeto surgiu da parceria entre as secretarias de Agricultura e Políticas Públicas para as Mulheres e tem como foco a geração de renda.
De acordo com o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane, o mercado é um espaço onde as pessoas, das mais simples até as mais preparadas, poderão expor o trabalho para terem mais renda para as famílias.

Já para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, o espaço mercado é o resultado de um processo de amadurecimento e aprendizado de todos os envolvidos.

“Nós tínhamos uma metodologia que gera cooperação, solidariedade, autogestão, sustentabilidade e também prosperidade. Buscamos o auxílio em Apucarana, que já tem experiências nessa área, para tornar isso possível”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo