Antecedência e preparação são as ordens do dia para quem quer garantir o sucesso na Ceia de Natal. Afinal, são muitas coisas para se pensar no dia 24, desde a compra de presentes, os quitutes que serão servidos até a decoração da casa. Tudo tem de estar pronto. Mas tem um item em especial que costuma passar despercebido no check-list da família e, sem ele, o jantar pode se transformar em desastre: o gás de cozinha.
Trazemos nesta segunda (23) algumas dicas para que tudo saia perfeito na hora da Ceia.
Antecipe a compra do botijão de gás
Em datas especiais e feriados, dias em que os pedidos aumentam significativamente. Períodos noturnos tendem a ter preços mais altos em relação aos outros horários. Por conta disso, planejar a compra do botijão não apenas ajudará a não interromper o cozimento da refeição, como ainda sairá mais em conta.
Defina o cardápio antes e não esqueça a lista de compras
Fazer uma lista de compras com todos os produtos evitará comprar itens desnecessários, repetidos ou mesmo esquecer de algum ingrediente importante. Assim, é fundamental também identificar quais os alimentos podem ser adquiridos com antecedência, sem o risco de estarem próximos à data de validade. Os que precisam ser comprados mais perto da data da preparação, devem ser armazenados com cuidado.
Na lista, estabeleça um orçamento
Além disso, o orçamento não é apenas para economizar, o que é importante, já que esta é uma época de aumento de gastos. Mas também para manter o planejamento. Com uma lista e um “teto de gastos”, o consumidor focará naquilo que realmente precisa para a ceia, sem comprar alimentos desnecessários ou mais do que precisa, o que pode levar ao desperdício. Assim, uma dica que pode funcionar para você não comprar nenhum item a mais do que está na lista é ir com o dinheiro em mãos.
Não compre tudo no mesmo lugar
Com os mercados lotados, é comum que as pessoas deixem para adquirir tudo no mesmo lugar e, assim, economizar tempo. Porém, para conseguir variedade, qualidade e economia maiores, a recomendação é de que o consumidor faça uma pesquisa para saber quais os mercados contam com as melhores ofertas.
Adapte os alimentos
Apesar de o cardápio típico de Natal vir do Hemisfério Norte, aqui no Brasil a data, como se sabe, é celebrada no comecinho do verão, com temperaturas altas. Com isso, vale fazer algumas adaptações no cardápio, até mesmo para a sobrevida desses alimentos.
Assim, não é preciso eliminar o bacalhau ou o peru, mas dá para substituir as frutas, por exemplo, para versões brasileiras que, além de serem mais refrescantes, aguentam melhor as nossas temperaturas e umidade. O mesmo vale para as sobremesas.
Leia outras notícias no Portal RSN.