22/08/2023
Cotidiano

Dobra a procura por anti-alérgicos e colírios em Guarapuava

A estiagem e a consequentemente baixa umidade do ar tem aumentado a busca por xaropes, antialérgicos, colírios e outros medicamentos nas farmácias de Guarapuava. O ressecamento do ar causa sintomas como tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta, além de cansaço.

"O movimento na busca de medicamentos para esses sintomas aumentou em 50% nos últimos dias", afirmou Danilo de Matos, de uma das farmácias de Guarapuava.

"A demanda está sendo o dobro do que costumamos vender diariamente", disse Flavia Mayer, de uma rede de estabelecimentos da  área.

De acordo com especialistas, cuidados simples que podem ser tomados em casa contribuem para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar que em Guarapuava está em 27,8%, segundo o Simepar.

Entre os cuidados elencados estão beber bastante água; espalhar bacias de água ou toalhas úmidas pelos cômodos, para umidificar o ar; lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico de três a quatro vezes por dia; e evitar a prática de atividades físicas das 10 horas às 16 horas.
Quem sofre de asma, renite e outros tipos de alergias devem ficar mais atentos, pois o ar seco  irrita a mucosapulmonar, e pode agravar esses males. Se não hoiver cuidados podem  até desencadear sinusites e pneumonias. Os pacientes mais suscetíveis são crianças e idosos.

 

 

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.