Dois atletas pra lá de especiais marcaram a ‘trail run’, ou corrida rústica, neste domingo (2) no município de Turvo. A prova fez parte dos Jogos de Aventura e da Natureza do Governo do Paraná.
Numa cadeira de rodas adaptada (triciclo), o guarapuavano Marcos Anselmo de Campos ‘emprestou’ suas pernas ao filho Kauê. Assim, empurrando a cadeira do filho, o sorriso do menino de 13 anos de idade, que é cego e autista, é a energia que move Marcos.
De acordo com o pai de Kauê, a inspiração para continuar uma das coisas que mais gosta de fazer nas horas de folga, que é correr, veio de um filme. “Eu assisti um filme, me inspirei e corri atrás de uma cadeira adaptada. E o Kauê, mesmo sendo deficiente visual, é feliz quando corre, quando está praticando esporte”. Segundo Marcos, basta Kauê sentir o vento no rosto para começar a sorrir. “Mesmo antes de ter o triciclo eu já corria com ele num carrinho de bebê e sentia a emoção dele”.
CLUBE LOBOS DA SERRA
Conforme Marcos, para possibilitar a vida esportiva ao filho, ele buscou o auxílio do Clube Lobos da Serra, do qual é vice-presidente. Assim, após ter conhecido o triciclo de corridas, criou o projeto Perna em Ação, que já inclui outros portadores de deficiências na modalidade esportiva.
“Nosso objetivo é mobilizar outras pessoas a praticar o esporte e, acima de tudo, incentivar a inclusão social”. E está dando certo. Na Corrida da Padroeira, em Guarapuava, na última semana, Kauê não foi o único. Outros atletas especiais participaram da disputa.
E quando os pais não estão aptos a correr com os filhos, quem corre empurrando os triciclos são os atletas do Lobo da Serra.
Leia outras notícias no Portal RSN.