O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, e o presidente da Invest Paraná (Agência Paraná de Desenvolvimento), José Eduardo Bekin, estiveram em Prudentópolis. Na terra das cachoeiras eles participaram de uma série de encontros em busca de novas parcerias.
Além disso, foram apresentadas linhas de financiamento e oportunidades de negócio, por meio do Sistema Paranaense de Fomento (SPF). Os dois foram recebidos pelo prefeito Adelmo Luiz Klosowski e pelos secretários João Bini, de Finanças, Cristiane Rossetim de Turismo e Dayane Prado, da Secretaria de Agricultura.
Na oportunidade, os dirigentes da Invest Paraná e Fomento Paraná, que atuam em conjunto com o BRDE no Sistema Paranaense de Fomento, também visitaram dois empreendimentos privados. Assim, eles puderam conhecer a realidade das empresas locais. E com isso, discutir possibilidades para novos investimentos na Região.
O presidente da Invest Paraná (Agência Paraná de Desenvolvimento), José Eduardo Bekin, afirmou estar impressionado com o desenvolvimento da cidade. ” Eu estou impressionado como a cidade está bonita, como a prefeitura está preparada para receber novos investidores. Dá para a gente buscar novas iniciativas aqui na prefeitura, principalmente na área de PPP’s e de parques”.
POTENCIAL DE PRUDENTÓPOLIS
De acordo com o presidente da Invest Paraná, em 2019 a agência junto com a Secretaria de Desenvolvimento foi responsável por atrair investimentos para o Paraná na ordem de R$ 34,6 bilhões em licenciamentos.
“O Adelmo é um exemplo dentro da gestão pública. Conheço ele há pouco tempo, mas estou impressionado com a fala, com o jeito dele de administrar a cidade. E Prudentópolis tem tudo para explodir saindo do quinto destino turístico do estado para subir para quarta ou terceira posição”.
De acordo com o prefeito Adelmo Klosowski, José Eduardo Bekin é o homem certo para atrair investimentos para o Paraná e para Prudentópolis. Além disso, o prefeito afirmou que o município precisa de indústrias para absorver a mão de obra local. Além de ser conhecida como um dos destinos turísticos do Estado, por ser a terra das cachoeiras gigantes, Prudentópolis também é a maior produtora de feijão preto do Brasil. E a pequena Ucrânia Brasileira, ainda tem outros potenciais para desenvolver.
Nós temos um potencial muito grande aqui e a Região está descoberta de um frigorífico de frango. E vamos trabalhar forte em cima disso, além da questão do turismo. Ele [José Eduardo Bekin] ficou encantado com nosso potencial turístico, disse que tem que é preciso atrair investidores, principalmente no monumento Salto São João, talvez fazer uma concessão para algum investidor forte do ramo para explorar muito mais do que é explorado hoje.
EMPRESAS LOCAIS
Conforme informações da prefeitura, no Entreposto Capital do Mel, os dirigentes conheceram a empresa que atua no recebimento e beneficiamento de produtos da apicultura, como mel, cera de abelhas, polem e geleia real. E na Baldo, empresa especializada no processamento de soja e erva-mate com quase 100 anos de experiência, foram recebidos por Sérgio Petriu e Marcos Mauricio Kwsney.
Os encontros trataram da atração de novos investimentos para o estado. Além disso, da melhoria da cadeia produtiva dos dois segmentos e formas de potencializar o turismo na Região. Prudentópolis é conhecida por abrigar grande número de cachoeiras no município.
Leia outras notícias no Portal RSN.