22/08/2023
Brasil Cotidiano Economia

Bovespa recua mais de 10% e negociações são interrompidas

Quando a queda do índice B3 da bolsa de valores ultrapassa 10% é acionado automaticamente o circuit breaker, que interrompe as negociações

bolsa de valores

Bovespa recua mais de 10% e negociações são interrompidas (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa – interrompeu as atividades na tarde desta quarta (11). Isso porque o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, operou com queda superior a 10%. Assim, as negociações foram suspensas pela segunda vez nesta semana. As quedas tês explicação na queda no preço do petróleo e no temor sobre o impacto da epidemia de coronavírus na economia global.

Por volta das 15h, a bolsa tinha queda de 10,11%, a 82.887 pontos. Conforme reportagem do Portal G1, pela regra da B3, quando a queda passa de 10% é acionado automaticamente o circuit breaker. O mecanismo interrompe as negociações de papéis por 30 minutos. Na segunda (9), os negócios também foram suspensos, quando o Ibovespa recuou 10,02%.

PANDEMIA

Nesta quarta (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19. De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas. As ações da Petrobras tinham queda de quase 9%, acompanhando o recuo nos preços do petróleo, depois que a Arábia Saudita anunciou plano para ampliar capacidade de produção.

Por fim, o dólar era negociado em alta, no patamar de R$ 4,70. Nos EUA, os principais índices de Wall Street operam em queda com os investidores céticos sobre o plano de estímulo do presidente Donald Trump para combater a epidemia de coronavírus.

(Com informações do G1)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.