O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta (12) a autorização para nomeação de 263 professores para universidades estaduais do Paraná. De acordo com o superintendente de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, são profissionais de diversas áreas acadêmicas. Eles foram aprovados em concursos públicos ocorridos em anos anteriores e que ainda não haviam sido chamados.
Assim, das sete universidades, apenas a Unicentro, ficou sem nomeações de professores. Conforme Bona, o concurso expirou. Portanto, perdeu a validade. De acordo com o secretário, de 2014, essa é a primeira nomeação de professores para as universidades estaduais feita espontaneamente pelo governo. Nos últimos anos as nomeações foram, todas, via judicial.
AMPLIAÇÃO DE COMPETÊNCIA
Na mesma solenidade, o governador assinou duas outras medidas consideradas importantes pelo setor. Assim, uma delas é o recredenciamento de cinco universidades, entre as quais, a Unicentro. A outra é a delegação para a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reconhecer, renovar e criar novos cursos de graduação. Porém, desde que não resulte em ônus para o Estado.
Conforme o governador Ratinho Junior, essa ampliação de competências, está dentro da estratégia adotada por esse governo de destravar o Estado.
Buscamos, em todas as áreas, tirar burocracia, que é um gasto inútil de energia e de tempo. Essa delegação de competência à Superintendência garantirá ganhos de eficiência ao setor e ao governo.
De acordo com o governador, o momento é especial e histórico. “Nos encontros com empresários e empreendedores, como os que tive nesta semana nos Estados Unidos. Apresentamos as nossas universidades estaduais como um grande cartão de visitas do Paraná. São um ativo fantástico do nosso Estado, que o setor produtivo entende e reconhece como um grande diferencial para atração de investimentos”,
Ele lembrou que está sendo finalizada a proposta da Lei Geral das Universidades Estaduais, formulada com a participação das instituições. “Será uma ferramenta para que as universidades possam se modernizar e consolidar sua eficiência”.
PROFESSORES
Os professores nomeados irão para as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). O sistema conta atualmente com oito mil professores, entre efetivos e colaboradores.
Por fim, com as novas nomeações, a UEL receberá 69 professores e a Unioeste, 59. Para a UEM são 55 profissionais, para a UEPG 47, além de 21 para a Unespar e 12 para a UENP.
Leia outras notícias no Portal RSN.