Uma fiscalização de rotina de auditoria de mercadorias em trânsito na Região de Irati, apreendeu uma grande quantidade de bens e mercadorias nas últimas horas. Conforme informações da Inspetoria Regional de Fiscalização Avançada, o balanço parcial da operação, aponta para apreensões no valor aproximado de R$ 700 mil.
Conforme Helder Marques Yano, auditor fiscal da Receita Estadual, entre as principais mercadorias apreendidas estão 28 toneladas de soja; 24,6 toneladas de fumo em folha, 388 toneladas de toras e 12 cargas de material de construção. Após a identificação dos responsáveis pelos ilícitos administrativos, foram lavrados 47 autos de infração no valor total de R$ 203.084,45. Posteriormente, os materiais foram liberados às empresas e transportadores.
De acordo com o delegado da 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual em Guarapuava, Altair Batista de Souza, a única exceção foi uma carga de 25 metros de madeira nativa. Após a lavratura do auto de infração, o motorista e carga foram escoltados pela Rotam que apóia a operação, por se tratar de crime ambiental.
Assim, a madeira ficou depositada à disposição das autoridades policiais. E o motorista foi liberado após a emissão do Termo Circunstanciado.