A farmácia da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava atende mensalmente entre 3 e 4 mil usuários. São pacientes transplantados, idosos, pessoas com doenças crônicas pulmonares e diabéticos. Esse público é o mais vulnerável a contrair o novo coronavírus, e a ter os efeitos mais graves da doença.
Por isso, mesmo sem o registro de casos do novo coronavírus em Guarapuava, a responsável pela farmácia da 5ª Regional de Saúde, Renata de Araújo Diedrich Baitala informou nesta segunda (16) que a Secretaria Estadual de Saúde está tomando medidas preventivas, para evitar a circulação desnecessária desses pacientes atendidos na farmácia.
De acordo com Renata, todos os pacientes são atendidos com pré-agendamento. “Por isso, pedimos que as pessoas só venham retirar os medicamentos que precisam, no horário do agendamento. Caso contrário não serão atendidos. A medida é preventiva para proteger esses pacientes, que já são mais vulneráveis”.
Além disso, conforme a responsável pela farmácia, os pacientes devem chegar no horário agendado, para não ficarem esperando atendimento. “Esse tempo em que eles ficam esperando, podem ter contato com dezenas de pessoas. E os riscos aumentam”.
Por fim, conforme Renata, além de não comparecerem sem o pré-agendamento, quem puder deve enviar um filho, parente ou familiar para retirar o medicamento. Em caso de dúvidas, ou para ter outras informações, é só ligar para os telefones: (42) 3622-3833 e (42) 3626-5432.
Leia outras notícias no Portal RSN.