22/08/2023




Guarapuava Segurança

Cinco presos abrem buraco em parede e fogem da PEG UP em Guarapuava

A fuga foi registrada no fim da noite de sábado (14). Dos cinco fugitivos, um foi recapturado. Quatro deles chegaram um dia antes na unidade prisional

alambrado 2

Cinco presos cavam buraco em parede e fogem da PEG UP em Guarapuava (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Cinco presos fugiram nesse fim de semana da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão, a PEG – UP. Assim, conforme a direção da unidade, a fuga ocorreu por volta das 23h de sábado (14). “Foi visto pelo agente escalado no monitoramento, os presos já correndo em direção ao alambrado. Foi acionada a equipe e a Polícia Militar”.

Ainda conforme a direção da penitenciária, após a contagem dos presos, verificou-se que os fugitivos fizeram um buraco na parede do alojamento e fugiram. Dos cinco fugitivos, um chegou na unidade dia 6 de março. Porém, os outros quatro chegaram um dia antes da fuga, 13 de março. Eles estavam fazendo o período de triagem no alojamento normal.

Isso porque de acordo com a direção da PEG – UP, devido a obras na carceragem da Cadeia Pública, a PEG – UP recebeu 42 presos da PIG – Penitenciária Industrial de Guarapuava, “que por não terem o perfil adequado para a nossa unidade estão no isolamento. Sendo assim, esses cinco que fugiram estavam tirando o período de triagem no alojamento normal e não no isolamento”, afirmou a direção.

Dos cinco foragidos, um foi recapturado na noite desse domingo (15) por volta das 21h40, na rua Vereador José Vicentin, no bairro Primavera. Trata-se de Oclaudinei Godoy Paixão, de 27 anos. Ele foi preso e levado para a carceragem da 14ª SDP. Os foragidos são: Hemer Kainan Alves, Jailton dos Santos, além de Jaison Gabriel Moreira e Paulo Campos de Camargo.

(Foto: Gilson Boschiero/RSN)

PEG – UP

A Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG – UP) foi inaugurada em novembro de 2018. Mas começou a operar como uma unidade de progressão em janeiro de 2019, na estrutura onde funcionava o CRAG – Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, fundado em 2007 e que funcionou até 2018, quando o regime foi extinto no Paraná.

Em dezembro de 2019, a unidade atingiu 160 presos. Como a unidade prisional é de progressão, a segurança é mínima. Apenas um alambrado separa os presos do ambiente externo. Assim, desde janeiro de 2019, quando a estrutura do Crag – antigo semiaberto passou a abrigar a PEG UP, 19 presos fugiram. Destes, nove foram recapturados.

Com mais essa fuga, são 24 fugitivos, dos quais 10 foram recapturados. Por fim, o Portal RSN mostrou em outubro de 2019, na websérie ‘Liberdade Vigiada’, 16 reportagens sobre a unidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo