22/08/2023


Economia Guarapuava Saúde

Aumento abusivo de preços prevê cassação do estabelecimento

Fiscalização do Procon nas farmácias de Guarapuava quer evitar preços abusivos de álcool em gel, máscaras hospitalares e artigos preventivos ao coronavírus

álcool em gel

Aumento abusivo de preços pode terminar com cassação do estabelecimento (Foto: Ilustrativa/Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Para evitar preços abusivos de álcool em gel, máscaras hospitalares e artigos preventivos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarapuava, estará autuando estabelecimentos comerciais que fixarem preços abusivos neste período pandêmico do novo coronavírus.

Segundo a secretária de administração, Denise Turco, “no caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção a Covid-19, os estabelecimentos terão o alvará de funcionamento cassado”.

De acordo o Procon de Guarapuava, o levantamento de preços dos itens de proteção será a principal fiscalização em campo na Região neste período. Porém, o coordenador do Procon de Guarapuava, Paulo Lima, alerta “ser direito do consumidor a devolução em dobro do que foi pago em excesso”.

Os estabelecimentos podem ser multados em até R$ 552 (Foto: Ilustrativa/Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Atendimento

Conforme o Procon, a reclamação pode ser feita pelo telefone (42) 3622-1370 ou pelo WhatsApp (42) 9 8417-1913. Entretanto, é preciso que o consumidor tenha a nota fiscal do produto adquirido para que, após a denúncia, o Procon solicite esclarecimento ao fornecedor.

Por fim, quanto ao funcionamento do Procon em Guarapuava, há a limitação de entrega de 20 senhas por período para atendimento presencial e orientação sobre as medidas de prevenção para a equipe. Além disso, o Procon tem sede na rua Capitão Frederico Virmond, nº 1913, bem no centro de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo