O Sindicato Rural de Guarapuava sedia nesta quarta-feira (15) o curso sobre a criação de cobras. Será às 19 horas, no anfiteatro da entidade. O investimento é de R$ 200,00.
De acordo com o empresário Marcos Francoti, que vai abordar o tema, as serpentes podem render um bom dinheiro aos produtores, com a venda do veneno.
O empresário está ministrando cursos no Paraná para produtores rurais, sobre como entrar nessa área e fazer o serpentário. “O produtor não precisa construir todas as baias de uma só vez e a cobra não é capturada por ele. O produtor deve estar autorizado pelo Ibama e a Polícia Ambiental faz a captura. Depois, a serpente é inserida no serpentário. As cobras não fogem do serpentário. Nossos veterinários e biólogos fazem todo o manejo e extração do veneno. Não há risco de acidente”, garante.
O veneno é utilizado para a fabricação de remédios e vendido por grama. “O produto vale cinco vezes mais do que ouro. Temos parcerias com quatro laboratórios. Cada grama do veneno vale R$ 300,00. O veneno da cobra é desidratado. O veneno vai para Alemanha, Estados Unidos e Japão e falta matéria-prima para a fabricação desses medicamentos”, diz o empresário.
O curso já foi realizado quatro vezes no Sindicato Rural de Maringá. Produtores daquela região já estão fazendo o credenciamento junto ao Ibama.