A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Rio de Janeiro confirmou, na manhã desta quinta (19), a primeira morte por coronavírus em Miguel Pereira, município distante 115 quilômetros da capital. Assim, esta é a quinta morte causada pela Covid-19 no Brasil.
A vítima era uma doméstica de 63 anos e tinha diabetes e hipertensão. De acordo com as autoridades de saúde do RJ, a mulher apresentou os sintomas no domingo (15), deu entrada em uma unidade de saúde do município na segunda (16) e morreu na terça (17), no hospital Luiz Gonzaga.
A informação oficial é que ela teve contato com a patroa que recentemente voltou do exterior. A vítima estava no grupo de risco para a Covid–19. Conforme a Secretaria de Saúde, um segundo caso de Niterói também está em investigação no Laboratório Central Noel Nutels.
Medidas
Desde a última semana, o Governo do Estado do Rio de Janeiro colocou em prática medidas para conter o avanço da epidemia. Na manhã da terça (17), o governador Wilson Witzel, decretou a limitação do atendimento ao público em bares e restaurantes, redução de horário em shoppings centers, além da suspensão de aulas em escolas públicas e privadas, entre outras medidas.
Paraná
O Governo do Estado ampliou a restrição à entrada e circulação de ônibus interestaduais no Paraná. Assim, o decreto emitido na noite dessa quarta (18), determina a suspensão do transporte coletivo rodoviário de passageiros com origem de todos os estados do país e Distrito Federal.
Assim, a suspensão vale inicialmente por 14 dias, mas pode ser prorrogada. Segundo o governador Ratinho Junior, “está é uma precaução para evitar que portadores da doença fiquem entrando e saindo do Paraná”. Inicialmente a determinação do Estado restringia ônibus vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.
(*Com informações do Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.