A população guarapuavana aderiu a vacinação contra a gripe e hoje (26) reforçou os números históricos de imunização, com a aplicação de 11.500 doses em dois dias de campanha. Assim, Parque do Lago, estacionamento do Cisgap e 18 UBS (Unidades Básicas de Saúde) aplicaram nesta quinta, todas as 4.500 doses repassadas pelo Ministério da Saúde.
Na segunda (23), sete mil vacinas foram aplicadas. Em ambos os dias, a aplicação foi resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde, Unicentro, Futura e exército.
De acordo com o secretário de Saúde, Celso Goes, o Ministério da Saúde garantiu doses para imunizar todo o publico de idosos e profissionais da saúde. “Estamos felizes com nossos números atuais e tranquilos pois sabemos que doses suficientes para imunizar todo o público de idosos e profissionais da saúde estão garantidas pelo Ministério da Saúde. Conforme as vacinas chegam em Guarapuava, faremos novas ações, incluindo a imunização domiciliar aos idosos acamados”.
Ainda conforme Celso Goes, é preciso bom senso, calma e colaboração dos guarapuavanos para que “possamos passar por esse período juntos”. As datas para novas ações serão divulgadas em breve.
Nos espaços abertos, a aplicação das vacinas ocorreu de forma volante, ou seja, com idosos e profissionais da saúde sendo imunizados dentro dos veículos. Já nas UBS, a imunização ocorreu com distribuição de senhas.
Nesta primeira etapa, temos ainda quase oito mil imunizações, entre idosos e profissionais da saúde, para aplicarmos até 15 de abril. Faremos de forma organizada, sem desrespeito as normativas de prevenção. Agora, pedimos que as pessoas que saíram de suas casas hoje para vacinação sigam respeitando nossas orientações de isolamento social e de higienização.
Para manter as normativas de prevenção ao Covid-19 em meio a vacinação, agentes do Estar e agentes de trânsito acompanharam as filas de pessoas e de veículos, orientando, organizando e fiscalizando o cumprimento das medidas de proteção do coronavírus.
ETAPAS DA CAMPANHA
A campanha de vacinação contra a gripe segue até 22 de maio, dividida em etapas, conforme o público alvo:
- 23 de março: idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde;
- 16 de abril: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento;
- A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto (até 45 dias). Além disso, população indígena, portadores de condições especiais, funcionários do sistema prisional. E ainda, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Leia outras notícias no Portal RSN.