22/08/2023

Jordão mantem a tradição da Festa de São Gonçalo do Amarante

imagem-20127

Centenas de pessoas lotaram as dependências do Salão Paroquial da Igreja de São João Batista no Jordão na noite de sábado (18) para a tradicional Festa de São Gonçalo do Amarante, promovida anualmente por "Madruga" Anciuti. Até às 23 horas, porém, a reza ainda não havia começado. Os romeiros (denominação dada a quem canta e conduz a reza) ainda não haviam chegado. Eles viriam de Góes Artigas.

"Já fiz umas orações para que abrir os caminhos dos romeiros e para não deixar que nada aconteça na estrada durante a vinda deles", disse dona Escolástica Fernandes Santos (foto), 63 anos, conhecida benzedeira da Vila.

No altar com toalhas brancas e circundado por galhos de palmeira e flores, a imagem de São Gonçalo e Nossa Senhora Aparecida eram os únicos santos. Velas e um pratinho com feijão preto estavam dispostos no altar.

"Cada homem que dança e que chega e beija o altar, em cada volteada pega grãos de feijão e coloca no bolso", disse dona Escolástica. "A gente faz duas filas: uma de homem e de outra de mulher e vai sapateando e beija o altar e vai trocando de lugar e saindo sem dar as costas para o santo", tenta explicar a rezadeira. "Ora viva São Gonçalo do Amarante, casamenteiro das véias e das moças por que não. São Gonçalo já foi gente e agora ele é um santo marinheiro. São Gonçalo viajou. ele foi para o Rio de Janeiro. Ora viva São Gonçalo. É asim que a gente vai cantando. O resto eu não me lembro, mas os romeiros sabem tudo", disse dona Escolástica.

"Eu fiz uma promessa e recebi a graça. Por isso, faça a festa todos os anos. Não tem nada a ver com política", afirma Madruga. "Eu soum um home forte, com muita saúde", respodne quando questionado se poderia contar a graça que recebeu.

"Eu fiz vários pedidos e o santo me atendeu. Vim para dar uma volteada e agradecer", afirma Sebastiana de Oliveira, que se diz devota de São Gonçalo. Entre os mais jovens o comentário é que estavam ali para pedir casamento. "Ele é um santo casamenteiro. Dizem que é das pessoas mais velhas, mas a gente pede do mesmo jeito", diz Juçara do Amaral, 18 anos.

A HISTÓRIA

O culto a São Gonçalo do Amarante chegou ao Brasil junto com os portugueses. Neste período Portugal voltava seus olhos para este Santo que havia falecido em 1262. A sua canonização foi em 1561, e embora ainda não tivesse sido canonizado, já havia muitos milagres atribuídos a ele.
O rei de Portugal D. João III, um grande devoto, foi um dos primeiros a empenhar-se para a beatificação de São Gonçalo em Roma. Em Portugal a sua festa é realizada em Amarante,no dia 7 de Junho.

No Brasil não há uma data específica para a sua comemoração. Esta acontece quando alguém faz uma promessa e recebe a graça solicitada. Oferece, então, uma dança.

Muitas lendas são contados a respeito de São Gonçalo: ,dizem muitos que a sua dança vem do começo do mundo; que ele foi muito farrista ,e para pagar suas dividas,dançava a noite toda com pregos nos sapatos; que era muito alegre, gostava de tocar viola,e por meio dos versos ensinava a religião.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.