22/08/2023


Brasil Cotidiano Saúde

População deve se vacinar contra o sarampo até 22 de maio

A vacinação contra o sarampo vai acompanhar o calendário da vacinação contra a gripe, de 23 de março a 22 de maio. E é voltada para pessoas de 20 a 49 anos

SARAMPO

Vacinação contra o sarampo vai até 22 de maio (Foto: Arquivo/RSN)

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo teve o prazo prorrogado. Assim, a imunização vai acompanhar o calendário da vacinação contra a gripe, de 23 de março a 22 de maio. A vacinação é indiscriminada para pessoas de 20 a 49 anos.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde Beto Preto, no período anterior da campanha, de 10 de fevereiro a 13 de março, a vacinação focou o público mais jovem. “Neste momento, em que se ressalta a importância dos cuidados de prevenção no mundo inteiro, enfatizamos esta oportunidade para se colocar a vacinação em dia”.

A imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A Vacina Tríplice Viral é indicada entre 1 a 29 anos, com duas doses, e de 30 a 49 anos, com uma dose.

SARAMPO NO PARANÁ

Na última semana o Paraná registrou 20 novos casos de sarampo. Assim, como mostra o Boletim Epidemiológico sobre o Sarampo divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná, já são 930 casos confirmados.

Assim, os novos casos estão em Curitiba (11), Colombo (2), Guaratuba (1), Paranaguá (1) , Almirante Tamandaré (1), Campo Largo (1), Campo Magro (1) e Pinhais (1).

Conforme a Sesa, o monitoramento foi iniciado em agosto de 2019. Hoje, 45 municípios apresentam casos da doença, em 12 Regionais de Saúde do Paraná.

De acordo com Beto Preto, o vírus está circulante no Estado e o sarampo é doença altamente contagiosa.“Estamos em período de campanha de imunização contra o sarampo. Tivemos o prazo prorrogado e a faixa etária ampliada para beneficiar um número ainda maior de paranaenses ”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo