22/08/2023



Educação

Encerram-se nesta sexta-feira inscrições para vestibular dos povos indígenas

As inscrições para o X Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná encerram-se na próxima sexta-feira (24). São ofertadas 52 vagas, distribuídas em Universidades e Faculdades públicas: dez vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seis vagas em cada uma das Universidades Públicas Estaduais do Paraná – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), além das faculdades que comporão a Universidade Estadual do Paraná.
As vagas nas instituições estaduais são reservadas a candidatos de etnias indígenas residentes no Paraná. No caso da UFPR, as vagas são abertas a candidatos de todas as etnias indígenas brasileiras. A iniciativa de auxiliar o acesso e a permanência de estudantes indígenas nas Instituições de Ensino Superior Público surgiu como parte das políticas de inclusão social do Estado. “O Paraná foi pioneiro neste projeto ao criar um mecanismo de oportunidades em que a universidade torna-se um espaço de troca de conhecimentos, vivência e respeito às diferenças”, ressaltou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke.
Para se inscrever, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição, o Questionário Socioeducacional e a Carta de Recomendação assinada pela liderança da comunidade indígena e/ou pela FUNAI e entregar em uma das universidades envolvidas. Esses documentos, bem como o Manual do Candidato, estão disponíveis no www.vestibular.uem.br/indigenas ou nas próprias universidades.
Os candidatos fazem prova oral de Língua Portuguesa e provas objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, além de Redação.
Neste ano, o processo seletivo será conduzido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), nos dias 16 e 17 de dezembro de 2010. Mais informações pelos telefones (44) 3011-8981 ou 3011-4670, pelo endereço www.vestibular.uem.br/indigenas ou pelo e-mail vestibular@uem.br

Permanência
A Seti também garante a permanência dos estudantes indígenas nas instituições de ensino superior do Paraná, através da concessão da Bolsa Auxílio aos Estudantes Indígenas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). O valor do benefício é de R$ 633,00 por mês. Para os indígenas que têm um filho ou mais sob guarda, há o acréscimo de 50% no valor mensal da bolsa. A garantia à bolsa e seus benefícios adicionais só é concedida aos alunos que apresentam frequência de 75% nas atividades acadêmicas.
Além desta bolsa auxílio, os alunos indígenas podem contar com o apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), criada em 2007 com a finalidade de viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação nas universidades públicas do Paraná. A Cuia também realiza o trabalho de acompanhamento didático e pedagógico dos estudantes indígenas, com o propósito de viabilizar a integração desses estudantes nos cursos. (Com assessoria)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo