O comércio em geral no município de Pinhão está autorizado a atender o público nesta terça (31) e na quarta (1). Entretanto, será apenas para o pagamento de boletos, carnês e outras cobranças.
Conforme o prefeito Odir Gotardo, a decisão foi tomada na última sexta (27) em acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e representantes da Associação Comercial.
A medida atende a uma reivindicação apresentada pelos comerciantes e entendemos a necessidade de girar a economia, porém sem deixar de priorizar a saúde e a vida das pessoas.
Odir ainda deixou claro que não está sendo colocado um ponto final no isolamento social. Todavia, possibilitando que minimamente a economia possa girar. Entretanto, segundo a administração municipal há restrições.
Uma delas é que o atendimento deverá ser apenas de caixa, obedecendo as orientações de segurança e higiene estabelecidas pela Vigilância em Saúde do Município.
RIGOR NO MONITORAMENTO
O prefeito destacou que o monitoramento das regras será rigoroso. Assim, a empresa deverá manter a porta fechada, com um funcionário recolhendo o máximo dois clientes por vez. “Os clientes terão álcool 70% para higienização das mãos.
Conforme a prefeitura, os funcionários, em número reduzido, receberão equipamento de proteção individual (EPI’s) durante a jornada de trabalho.
Os funcionários que fazem parte do grupo de risco não poderão prestar atendimento.
Assim, caberá à empresa a responsabilidade pela organização de eventual fila que se formar no lado de fora, sendo necessária a manutenção de espaço mínimo de 1,5 metros entre um cliente e outro. Além de fazer trabalho de conscientização, explicando a necessidade de manutenção do isolamento social.
ISOLAMENTO SOCIAL CONTINUA
O prefeito Odir Gotardo ressaltou que as medidas de isolamento estão apresentando resultados positivos com relação à prevenção do coronavírus. Segundo o prefeito, as orientações do profissionais de saúde continuam sendo decisivas para a tomada de novas decisões.
Os quatro casos suspeitos de Coronavírus que estavam sendo monitorados foram descartados, mas não é por isso que vamos deixar de executar as medidas de prevenção, as quais os profissionais da saúde nos orientam.
Leia outras notícias no Portal RSN.