A Secretaria Municipal de Saúde, em Guarapuava, vai vacinar a domicílio os idosos que estão acamados. De acordo com o secretário de Saúde Celso Goes, foram separadas mil doses para pacientes com idade superior a 60 anos que estão cadastrados no sistema de saúde do município e não podem sair de casa.
Porém, a aplicação da vacina contra a gripe também pode ser solicitada por telefone nas UBS, com apresentação de nome e endereço. A partir desse mapeamento, os profissionais da Secretaria de Saúde iniciarão o deslocamento até as casas para vacinação.
Conforme o secretário, a imunização será retomada nesta terça (31) às 8h. Assim, o município já tem mais 4,5 mil doses para continuar imunizando esse grupo de risco. Conforme Celso Goes, as doses serão distribuídas em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do Cisgap e Parque do Lago.
Já aplicamos 11.500 vacinas em pessoas idosas e profissionais da saúde, público alvo desta primeira etapa da campanha. Seguimos com foco neste grupo, com algumas alterações na parte operacional da aplicação das vacinas.
PONTOS E FORMAS DE VACINAÇÃO
No Parque do Lago, a vacinação seguirá no sistema volante, ou seja, sem que o usuário precise sair do carro. De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, serão destinadas mil doses para o Parque do Lago. “Quando atingirmos esse número, a fila será encerrada”.
No Cisgap também haverá mudanças no sistema de imunização. “Teremos um ponto em espaço aberto, na lateral do Cisgap, mas não faremos vacinação em pessoas dentro dos veículos. Os usuários devem formar filas para serem vacinados”.
Porém, nas UBS, serão aproximadamente 130 doses disponíveis em cada uma das seguintes unidades: Jardim Araucária, Residencial 2000, Santana, Guará, Recanto Feliz, São Cristóvão, Xarquinho I. Além de Feroz, Palmeirinha, Vila Carli, Vila Bela, Jordão, Santa Cruz, Campo Velho, Planalto, Tancredo Neves. E ainda em Entre Rios e Entre Rios II.
SERVIÇO
Para tomar a vacina é preciso ter em mãos um documento com foto, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), carteira de vacinação e o crachá de identificação para os profissionais da saúde.
Leia outras notícias no Portal RSN.