22/08/2023


Comunidade Paraná

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista será incluído no RG

Além disso, o novo modelo do RG permite a inclusão de registros como título de eleitor, numeração da carteira profissional e o número da CNH

rg com laço indentificação autista

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista será incluído no RG (Foto: Divulgação/Sejuf)

A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, divulgou nessa quinta (2), que serão incluídas no novo layout da carteira de identidade, o simbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto foi desenvolvido pela Polícia Civil, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Conforme o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, é de extrema importância promover projetos de inclusão social. “Elaboramos atividades de treinamento de nossos funcionários para que possamos atender, de forma igualitária, os diversos segmentos específicos da sociedade. A inserção de uma informação relacionada ao autismo no RG é mais um avanço”.

NOVO RG 

Assim, no início deste ano o novo, modelo de carteira de identidade começou a ser emitido no Estado. A nova versão possibilita a inclusão de diversos dados no documento, como a de autismo, além de oferecer mais segurança contra a falsificação.

O novo modelo do RG tem tamanho menor, e permite a inclusão de registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação e condições especiais de saúde.

A iniciativa foi divulgada nessa quinta (2), em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (Foto: Divulgação/Sejuf)

Os interessados em incluir a informação deverão levar atestado médico ou documento oficial que comprove o Transtorno do Espectro Autista na Delegacia da Policia Civil. Os atendimentos, no entanto, estão suspensos até o dia 24 de abril, prazo que pode ser prorrogado conforme a necessidade, devido ao isolamento social. Por fim, a Secretaria da Segurança Pública afirma que o antigo Registro Geral continua válido em todo o território nacional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo