A chuva que caiu na madrugada desta quinta (23) em Guarapuava e alguns dos 12 municípios atendidos pelo Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura ainda não foi suficiente para recuperar a agricultura.
"Não foi uma chuva constante, mas pancadas que caíram sobre alguns municípios e que ficaram entre 5 e 10 milímetros. Em alguns municípios só houve vento forte", disse o engenheiro agrônomo Arthur Bittencourt Filho, do Departamento de Economia Rural (Deral).
"A chuva foi de muito pouca intensidade, mas de alguma forma foi benéfica para aumentar a umidade relativa do ar. "O ideal é que chova no mínimo 50 milímetros para poder recompor a umidade do solo e proporcionar condições para o desenvolvimento das culturas e das pastagens", afirmou o agônomo.
Arthur Bittencourt Filho observa que a previsão meteorológica é de que ocorram novas pancadas na noite de hoje, amanhã e sábado.
"Se isso se confirmar, os agricultores poderão iniciar o plantio das culturas (milho, soja, feijão, batata) que já está atrasado por causa da seca", disse.