A grande invasão de "paraquedistas" (denominação dada a candidatos que buscam votos fora da região de origem) provocou a reação de entidades de classe em Guarapuava. O Sindicato Rural e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) são signatários de uma campanha que visa chamar a atenção do eleitor sobre a valorização de candidatos que sejam comprometidos com o Município. Até sábado (25), 30 outdoors ocuparão pontos estratégicos com o mote "Defenda Guarapuava! Votem em candidatos daqui". A arte foi feita em rpeto e branco de forma proposital. "Não quisemos utilizar nenhuma cor para evitar associação coma lgum partido político", explicou o presidente do Sindicato Rural.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, "nos últimos 15 dias temos notado um excesso de candidatos de fora em busca de votos em Guarapuava, tantopara deputado estadual, quanto para federal e isso nos deixou preocupados". A preocupação dos agropecuaristas tem um motivo bem simples: a pulverização de votos pode fazer com que Guarapuava e a região percam representatividade política, principalmente, em Brasília.
"Com a evasão de votos, Guarapuava pode perder deputado federal e deixar de eleger mais deputados estaduais. Se esses candidatos de fora que estão buscando votos aqui representassem alguma classe, mas o que se percebe é que estão apenas correndo atrás de votos e podem tira um ou dois mil votos de candidatos de Guarapuava e da região", observou Botelho.
A campanha em desfesa de Guarapuava visa despertar o bairrismo inerente no povo guarapuavano, mas também alerta para os riscos que o município corre ao eleger canddiatos que não possuem comprometimento com Guarapuava e com a região.
"O eleitor de Guarapuava precisa estar ciente de que a vaga de deputado pertence à populaçãoque deve ter o número de telefone, o endereço para poder cobrar. Se não valorizarmos candidatos daqui, os outros só vão aparcer daqui a quatro anos e não teremos de quem cobrar alguma coisa", afirmou.
"Temos que votar e eleger quem possamos cobrar, olhar no olho, questionar, cobrar benefícios e respostas para as demandas que Guarapuava e a região possuem", defende Botelho.
O presidente da CDL, Leonel Ribas não foi encontrado para falar sobre a campanha.