22/08/2023
Política Saúde

Hemepar precisa de doadores; em Guarapuava estoque supre a demanda

Hemepar solicita doadores dos tipos A negativo, O negativo e O positivo. Hemocentro em Guarapuava tem estoque, mas doadores podem agendar horário

Hemepar,doação de sangue.Curitiba,06/06/2017Foto:Venilton Küchler

Doação de sangue (Foto: Divulgação/Venilton Küchler/Hemepar)

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), solicita aos doadores dos tipos A negativo, O negativo e O positivo a comparecerem nas unidades para doações. Estes tipos sanguíneos são os que apresentam-se em falta na maioria das unidades da hemorrede.

Entretanto, em Guarapuava,  segundo o diretor Fernando Guiné, o estoque está suprindo a demanda local, regional e ainda apoiando outras unidades da hemorrede.

“Nesta semana enviamos hemocomponentes para Curitiba e Cascavel”. Conforme Guiné, como os procedimentos cirúrgicos foram cancelados neste período de quarentena, está havendo a possibilidade de contribuir com outras unidades.

Porém, se houver doador que queira prestar esse ato de solidariedade humana, deve agendar o horário antecipadamente, por telefone (42) 3622-2819. “Estamos atendendo de segunda a sexta, das 13h30 às 16. O agendamento prévio é para evitar aglomerações”.

SERVIÇO

Para doar deve-se ter entre 16 a 59 anos. Porém, os doadores com 60 a 69 anos devem permanecer em isolamento. Além de  estar bem de saúde; não estar com manifestações gripais (coriza, dor de  garganta, rinite, alergias, tosse). Com esses sintomas deve fazer isolamento em sua residência. Assim como estar alimentado. Demais critérios serão avaliados na entrevista.

De acordo com o Hemepar, os endereços da hemorrede do Estado podem ser localizados no site da Secretaria de Estado da Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.