O boletim da dengue divulgado nesta segunda (13) pela Secretaria de Comunicação (Secom) mostra que Guarapuava tem seis casos importados da doença. Conforme o boletim, outros 17 pacientes estão sendo investigados e 28 casos já foram descartados.
De acordo com o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Goes, os sintomas da dengue são semelhantes aos da gripe. Assim, surgem dores musculares e pelo corpo, febre e, ocasionalmente dor de cabeça. “Há sintomas característicos que são a dor nos olhos, no fundo do globo ocular, e dor na panturrilha. Nestes casos, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima”.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o último registro foi um caso autóctone, foi em 2016. Nesse caso, o paciente contraiu a dengue dentro do município.
Porém, mais uma vez a participação da população é imprescindível no combate a mais essa doença. Assim, basta aproveitar o isolamento social para combater a propagação do coronavírus e limpar o terreno e o entorno de casa.
O Aedes aegypti, mosquito transmissor, se prolifera onde há água acumulada. Assim, o ideal é verificar, pelo menos uma vez por semana, os locais que podem acumular água como vasos de plantas, baldes, pneus, garrafas, entre outros.
Leia outras notícias no Portal RSN.