Está custando muito caro ao prefeito Fernando Ribas Carli seu apoio “duplo” aos candidatos a governador Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB). Carli lançou seu filho mais novo candidato a deputado estadual na coligação de Beto, mas articulou que pelo menos metade da Prefeitura, incluindo vereadores aliados, fizesse campanha aberta para Osmar. Tudo indicava que Carli já estava decidido a ficar com Osmar, quando este candidato colocou a pastora Cristiane Yared – maior desafeta pública do prefeito – no programa eleitoral, em horário nobre, e abriu destaque por vários dias em seu site oficial.
Todo o Brasil sabe do posicionamento de Cristiane Yared em relação a Fernando Ribas Carli. O primogênito do prefeito, o ex-deputado estadual Fernando Carli Filho, é apontado como responsável pelo acidente e morte de dois rapazes, um deles filho de Cristiane Yared. A pastora lidera o movimento “Paz no Trânsito”, criado a partir deste episódio, considerado o de maior repercussão no Brasil, e até hoje, passado mais de um ano, não tem descansado um dia sequer implorando Justiça.
No programa eleitoral de Osmar Dias, quarta-feira passada, a pastora não citou nomes, mas repetiu o tom de críticas em que lamenta a indiferença do prefeito de Guarapuava, pois até agora Carli não pediu desculpas nem solidarizou-se com as duas famílias enlutadas, tampouco incentivou seu filho a desculpar-se.
“Nós entendemos que a educação realmente começa em casa. Porque quando você não ensina o teu filho, ou ensina o teu filho e eu não o meu, o meu mata o teu. E daí nós temos essa imensa ferida aberta em nosso pais, que é a morte dos filhos prematuros, que antes enchiam casas de alegrias, hoje enche cemitérios” – disse ela, no programa do candidato Osmar Dias.
O que causou estranheza, talvez porque a própria Yared não foi avisada disso, é que as declarações foram veiculadas no horário reservado ao pedetista. Supõe-se que a pastora não saiba que as relações entre Carli e Osmar são antigas. Além de uma aproximação muito forte com o senador Álvaro Dias, irmão de Osmar, Carli apoiou o pedetista na última campanha para governador, e recebeu de volta na campanha para prefeito, em 2008, com depoimentos públicos a seu favor.
Na campanha de agora, o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Élcio Melhem, foi liberado para apoiar Osmar Dias. Carli mandou que outro vereador, Fernando da Maçã, também em campanha aberta para Osmar, se licenciasse do cargo para assumir a presidência da Surg, respondendo pela grande maioria das obras da Prefeitura em pleno período eleitoral.
Carli fez o mesmo jogo com os candidatos ao Senado, declarando apoio numa semana a Gustavo Fruet (da coligação de Beto Richa) e, na outra, a Roberto Requião (aliado de Osmar Dias). O encontro, com direito a foto no site do candidato Bernardo Carli, teve repercussão negativa na opinião pública do Paraná, pois as desavenças entre Carli e Requião são históricas.
Com a apariação de Cristiane Yared no programa eleitoral, o Paraná inteiro está curioso para saber se Fernando Carli vai continuar apoiando Osmar Dias – ou se Osmar Dias vai continuar querendo o apoio de Fernando Carli, mesmo que seja por “baixo dos panos”.