Quem passar pelas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes Joaquim Prestes, entre hoje (21) e esta quarta (22), vai se depara com filas de pessoas fazendo testes para comprovação ou não do coronavírus. Até às 15h47 desta terça, nenhum caso tinha dado positivo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Goes, os testes rápidos estão direcionados apenas às pessoas que estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar. Cerca de três mil testes foram comprados em Guarapuava. Assim, até o último boletim divulgado nessa segunda (20), eram 201 casos monitorados.
“Já esperamos um aumento no número de casos confirmados, pois alguns dos pacientes que estavam em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria, registraram viagens a locais com alta contaminação e, ao mesmo tempo, apresentaram sintomas leves de coronavírus. Mas só com essas confirmações compreenderemos a real situação do vírus na cidade e poderemos dar sequência nas ações planejadas”.
Para que todos tenham acesso aos testes a Saúde está entrando em contato. Quem não tiver carro para ir até o estacionamento do ‘Joaquinzão’ a Secretaria de Saúde busca em casa.
Essa testagem vai apresentar de fato quantos guarapuavanos foram infectados pelo Coronavírus. A ampla testagem é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde e que adotamos aqui como fundamental para nortear nossas ações.
Todavia, segundo o prefeito, somente a partir dos resultados desses testes é que a comissão técnica tomará novas decisões. Isso deve acontecer nesta quarta (22), quando todos os testes nos casos monitorados forem realizados e os números apresentados. Essa comissão é composta por profissionais da área da saúde do município, que conhecem a realidade local e a estrutura dos hospitais.
“Estamos achatando a curva e, o primeiro pico da doença, que seria em abril, já conseguimos evitar. Se toda a população nos auxiliar e seguir redobrando os cuidados, usando máscara, lavando bem as mãos, evitando aglomerações e preservando o isolamento social para crianças e idosos, vamos conseguir juntos, vencer a Covid-19”.
Leia outras notícias no Portal RSN.