Sobe para sete o número de casos confirmados com coronavírus em Guarapuava. Assim, foram dois casos a mais desde o anúncio feito ontem (23) pelo secretário de Saúde, Celso Goes.
Conforme o boletim, uma das pessoas infectadas é uma funcionária da Unidade Básica de Saúde (UBS). “Ele já está em isolamento domiciliar e todas as pessoas da UBS já fizeram exames, assim como os familiares”.
Assim, o número de casos que aguardam resultados de exames do Laboratório Central do Estado (Lacen) é de 34.
Entretanto, o secretário observou que o decreto anunciado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, nesta sexta (24), permitindo a abertura do comércio, diariamente, das 10h às 18h, vai depender da população como um todo. “Não saiam às ruas sem máscaras; atendam os protocolos de higienização; pessoas dos grupos de riscos fiquem em casa”, clamou.
COMBATE À FAKE NEWS
Porém, Celso Goes destinou boa parte da ‘live’ de hoje para combater as chamadas ‘fake news’. Segundo ele, “pseudos jornalistas, que não tem embasado técnico de saúde , disseminam desinformação. Estamos num momento difícil no mundo e não precisamos de desinformação. Por favor, não compartilhem essas notícias”.
O secretário se refere a notícias veiculadas de que o teste da primeira vítima que morreu por coronavírus em Guarapuava não tenha sido reconhecido pelo Lacen, como foi noticiado.
Conforme Celso Goes, duas testagens reconhecidas pelo Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deram positivo. Porém, o exame do Lacen ainda não ficou pronto. “Esses pseudos jornalistas não respeitam nem a família da pessoa que morreu. Temos conversado diariamente com a Sesa, com o Ministério Público, com o comitê de secretários municipais de saúde do Paraná. Ninguém conhece mais de laboratório como nós. É um desrespeito com os funcionários da saúde, com a Secretaria”.
OS NÚMEROS DESTA SEXTA
Leia outras notícias no Portal RSN.